sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Agenda 21 - Macaé realiza 1º reunião do GT - Desenvolvimento Urbano no ano de 2010


Foi realizado nesta quinta-feira dia 21/01/2010 primeira Reunião do GT – Desenvolvimento Urbano em que contou com a participação dos membros do Fórum Permanente da Agenda 21 – Macaé e convidados, que teve como Pauta a Conferencia das Cidades que será realizado em Março do presente ano.
As discussões foram abertas pelo Coordenador do Grupo Sr. José Carlos juntamente com o representante da Associação de Morador da Barra o Sr. Claudio Marques em que fizeram as suas colocações sobre os problemas pontuais que a cidade vem enfrentando pelo seu crescimento desordenado e a falta de estrutura para suportar este enorme fluxo de pessoas que hoje a cidade abriga,
Um dos problemas mais discutidos foi às invasões que são decorrentes na cidade, e que esta afetando diretamente o meio ambiente que esta sendo arrasado por construções. Uma das preocupações levantadas nas discussões foi em relação à Lagoa de Imboassica e todas as problemáticas que ela vem sofrendo ao longo de sua existência, a Sra. Martinha Pimentel (SEMED), colocou que a lagoa de Imboassica, é uma das mais estudadas do mundo e que nem assim as ações para sua melhoria saem do pape, uma das possíveis soluções para este problema seria a inclusão da sociedade no processo por meio de audiências publicas junto ao presidente da associação de moradores para que se explique e mostre toda a beleza que a lagoa tem o quão importante é a preservação daquele ecossistema pela população a conscientização do papel de cada um quando se fala na preservação do meio ambiente.
As reuniões continuarão acontecendo na sede da Agenda 21 – Macaé uma vez na semana para que o grupo possa estudar os eixos que serão trabalhos e se aprofundar nas diretrizes já indicadas pelo Plano Diretor Municipal e pela LEI Nº 10.257 que trata das políticas urbanas.