quinta-feira, 29 de maio de 2014



RPPN Mário e Alba Corral
Integrando a programação da Semana de Meio Ambiente, será inaugurada a Reserva Particular do Patrimônio natural “Mario e Alba Corral” no dia 7 de junho, no Vale Duas Barras em Glicério. Haverá um ônibus saindo da Praça Washington Luis no sábado, dia 7, às 7:30h  da manhã para aqueles que necessitarem de transporte, devendo o interessado entrar em contato com a Coordenadoria da Agenda 21 o mais breve possível para a verificação de disponibilidade de vagas
Da programação consta caminhada ecológica, inauguração de uma Capela e a inauguração propriamente dita. O evento é a culminância de um antigo sonho de Dona Alba: transformar o sítio que ela tanto amava num espaço de crescimento pessoal e educação ambiental acessível a todos.
Plantio de mudas
A Secretaria Municipal do Ambiente cederá algumas mudas para plantio no momento da inauguração da Reserva Ecológica. Porém aqueles que quiserem levar alguma muda para o plantio, poderão fazê-lo optando entre as espécies a seguir:

Acácia da Serra, Açaí, Angico, Aroeira, Baba de boi, Clusia, Farinha – seca, Fedegoso, Figueira, Ibiruçu, Ipê amarelo, Ipê rosa, Ipê roxo, Ipê Verde, Jabuticaba, Jequitibá, Mamão-do-mato, Paineira, Pau d´alho, Pau-ferro, Pau-brasil, Pitanga, Pitomba, Sapucaia

O Pecado é Nosso
Depois de 25 anos de luta, finalmente o Parque da Restinga da Praia do Pecado vai se materializar. Depois da publicação do decreto que torna a área como de Utilidade Pública para fins de desapropriação, e a vontade expressa do prefeito em efetivar o pagamento à empresa desapropriada, consolidando a desapropriação, tudo indica que agora o Parque do Pecado sai do papel e das mesas de discussão.  Fechando tudo isso, no domingo, dia 8, encerrando a Semana de Meio Ambiente, haverá um grande evento dentro da área reivindicada pelos ecologistas para celebrar a posse definitiva do espaço pela sociedade macaense.
Reunião de Planejamento
A próxima reunião de Planejamento da Agenda será no dia 3 de junho - terça-feira, como sempre às 17 horas no auditório do Edifício Ouro Negro no 1º andar. A reunião deverá tratar do apoio da Agenda 21 à inauguração da RPPN Mario e Alba Corral, andamento do Projeto Macaé Rio Sustentável e informes sobre o processo de revisão do Plano Diretor.
Nova representação do Commads
Com o processo eleitoral de renovação do Commads, houve a indicação de novos membros para representá-lo junto ao Fórum da Agenda 21 Macaé. São eles Sávio  Magaldi e Marcio Nascimento. Sejam muito bem-vindos ao nosso Fórum.

Feira de Responsabilidade
A Feira de Responsabilidade Social e Empresarial da Bacia de Campos, este ano realizada no Clube Cidade do Sol, foi mais uma vez um grande de sucesso contando com excelente participação com destaque para o grande número de alunos envolvidos no evento. Foram dezenas de ônibus deixando e pegando as crianças na frente do Clube, garantindo a alegria e euforia juvenil na Feira, que, aliás, mais uma vez, trouxe palestras e painéis de excelente nível técnico. Parabéns aos seus promotores, membros do Fórum, Bernadete e Martinho, da Revista e Instituto Visão Sócio Ambiental,  pelo grande serviço que prestam para a sustentabilidade em nossa região.

Revisão do Plano Diretor
Continuamos no aguardo da convocação para o início das reuniões das comissões temáticas da revisão do Plano Diretor, quando então mobilizaremos o grupo inscrito na Comissão coordenada pela Agenda 21 – Gestão Democrática e Controle do Plano Diretor, assim como as representações da Agenda nas demais Comissões.  A Coordenadoria do Plano Diretor informou que os trabalhos serão iniciados assim que for concluído o processo de contratação de consultoria para coordenação dos trabalhos.

Participação em eventos e reuniões
05.05
- Reunião com a  Secretária de Educação e Thais Corral sobre Projeto Dona Alba nas Escolas
- Reunião com Thaís Corral sobre a inauguração da RPPN Mario e Alba Corral

06.05
- Reunião com representantes do projeto Macaé Rio Sustentável no Pontal
- Participação na VII Feira de Responsabilidade Social e Empresarial

07.05
- Reunião com coordenadores da CPG sobre orçamento 
- Participação na VII Feira de Responsabilidade Social e Empresarial

08.05
- Participação na VII Feira de Responsabilidade Social e Empresarial

12.05
- Reunião na Secretaria de Educação sobre a produção de um Atlas da bacia hidrográfica do rio    Macaé – Projeto Macaé Rio Sustentável
- Reunião com coordenadores da CPG sobre orçamento 

14.05
- Participação em reunião do Conselho da Cidade
- Participação em reunião do Conselho de Cultura

16.05
- Reunião na Sema sobre Semana do Meio Ambiente
- Reunião no cerimonial sobre a inauguração da RPPN Mario e Alba Corral
- Reunião com Superintendente Regional do Inea sobre a inauguração da RPPN Mario e Alba Corral

19.05
- Reunião com Subsecretária da Sema sobre Semana do Meio Ambiente
- Reunião na base da Sema na Lagoa com diversas secretarias sobre Semana do Meio Ambiente

22.05
- Visita à RPPN para organização de sua inauguração
- Reunião com Sectec sobre a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

26.05
- Reunião com os responsáveis pelo projeto Macaé Rio Sustentável
- Reunião com o Inea sobre apoio à inauguração da RPPN Mário e Alba Corral

28.05
- Reunião com o Secretário Municipal do Ambiente sobre inauguração da RPPN e Semana de Meio Ambiente

29.05
- Reunião com técnicos da Secom sobre a divulgação da inauguração da RPPN