sábado, 25 de janeiro de 2014

Informativo 01 - Janeiro de 2014



Nova sala da Agenda
A sede da Coordenadoria do Fórum da Agenda 21 Macaé mudou de andar no Edifício Ouro Negro, se localizando, agora junto à Coordenadoria do Plano Diretor, no 4º andar. O telefone direto é o mesmo: 2796.1144, atendendo ainda pelo ramal 322 através do nº 2765.8700. A antiga sala da Agenda será ocupada pelos conselhos dos Royalties e da Cidade.


GT produção de mudas nativas
Este Grupo de Trabalho está em atividade, já tendo realizado duas reuniões. A próxima reunião será convocada quando finalizarem as pesquisas sobre o mercado de mudas na região conforme atribuições a seguir:

Agenda 21                  Levantamento de dados junto ao comércio de plantas
Envio de Ofício ao INEA e IBAMA para informações sobre exigências de aquisição de mudas em licenciamentos

Sema                           Levantamento de demandas criadas no município para aquisição de mudas resultante de processos de licenciamento, alvarás e contrapartidas de cortes de árvores

Agroeconomia             Levantamento das necessidades do Horto Municipal para o fomento à produção de mudas nativas
                                    Projeto de viveiro com dimensionamento de produção sustentável

Gabinete do Vice-
Prefeito e Instituto
Vida Sustentável           Levantamento de viveiros de mudas nativas existentes

·        Está previsto ainda a realização de um seminário com a presença de técnicos do Ministério de Agricultura e da Embrapa para esclarecimentos sobre legislação para coleta de sementes e gargalos da produção.


GT Ouvidoria
Próxima reunião marcada para o dia 4 de Fevereiro, às 16 horas na sede da Agenda. Grupo ainda não estabelecido. Acenaram como voluntários para este GT, Bernadete (Instituto Visão Social), Jailton de Oliveira Conceição (Guarda Ambiental), Maria Inês Paes Ferreira (Commads), Rafaela da Silveira Pezarino (Commads), Viviane Gonçalves Pinto Barreto (Secretaria Municipal de Saúde) devendo posteriormente ser completado pelas instituições de fiscalização ausentes na última reunião, a saber Polícia Federal, INEA, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e Batalhão Florestal da Polícia Militar.


Revisão do Plano Diretor
Iniciado o processo de capacitação dos coordenadores de grupos temáticos. A Agenda 21 participará de quatro grupos: Meio Ambiente, Desenvolvimento SócioCultural,  Desenvolvimento Econômico, e Gestão Democrática, Monitoramento e Controle do Plano Diretor, sendo que este último terá a coordenação da Agenda 21. Para mais informações consulte a Ata da última reunião ordinária postada no Blog da Agenda: agenda21macae.blogspot.com.br.
Interessados em participar dos grupos temáticos deverão se manifestar, devendo para tanto, terem disponibilidade para reuniões durante a semana em horário comercial. Idéias, propostas, comentários ou outra forma de contribuição podem ser enviadas para o email da Agenda (agenda21macae@gmail.com) ou postadas no blog agenda21macae.blogspot.com.br.


Próxima reunião de Planejamento: Dia 4 de fevereiro, terça-feira, às 17 hs, no 4º andar do Edifício Ouro Negro