segunda-feira, 28 de abril de 2014



“Rio Macaé Sustentável” produzirá atlas da bacia do Macaé
O representante do Instituto de Planejamento Urbano e Gestão Ambiental – IPGA, Sr. João Freitas, fez a apresentação da 3ª Etapa do Projeto Rio Macaé Sustentável patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental na 3ª reunião de  Planejamento ocorrida no dia 1º de abril no auditório do Edifício Ouro Negro. O projeto tem o objetivo de reflorestar uma área na foz do rio Macaé, e produzir um atlas escolar da bacia hidrográfica do rio Macaé e distribuí-lo nas escolas capacitando os professores para utilizá-lo na sala de aula. Segundo o coordenador do Projeto, João Freitas, o conteúdo do Atlas reúne as informações do diagnóstico da bacia realizado nas etapas anteriores do projeto, onde foram realizadas expedições ecológicas que percorreram o rio Macaé da nascente à sua foz.

Parceria que se repete
A exemplo do que ocorreu nas etapas anteriores do projeto Rio Macaé Sustentável, a Coordenadoria da Agenda 21 se engaja como parceiro local, aceitando o convite formulado pelo coordenador do projeto durante sua apresentação na 3ª reunião de Planejamento da Agenda. No dia 2 de abril, houve, pela manhã, o acompanhamento à visita feita ao Pontal do rio Macaé por técnicos do Projeto e da Sema, e na parte da tarde, participação em reunião na Secretaria de Educação sobre o conteúdo do Atlas escolar.

Juntando as agendas
Seguindo a recomendação do Fórum, a Coordenadoria da Agenda 21 passou a participar das reuniões que ocorrem no Lagomar e na Barra de Macaé, onde estão sendo realizados diagnósticos comunitários e traçados planos participativos de ação. A iniciativa é patrocinada pelo  programa de responsabilidade social e ambiental da Petrobras, através do projeto “Agenda 21 Comunitária – Petrobras, que mantém projeto semelhante no Comperj Itaboraí, já em estágio avançado e em outros municípios do Estado do Rio em fases iniciais. Até então o projeto nos dois bairros vinha se desenvolvendo sem a participação da Agenda 21 – Macaé, o que foi motivo de protestos por parte do vice-presidente do Fórum, Sr. José Walmir, coordenador da Câmara Permanente de Gestão – CPG, motivando o convite para o nosso envolvimento nos processos já iniciados.

Participação em reuniões
02/04 - Reunião / Lagomar Agenda 21 Comunitária - sobre o Plano de Ação para o Bairro
03/04 - Reunião Plano Diretor – Tema: Urbanismo
              Agenda 21 Comunitária - Diagnóstico na Barra de Macaé - Colégio Wolfango Ferreira
07/04 -  Reunião Commads - Posse e Eleição dos novos Membros
10/04 - Reunião / Lagomar Agenda 21 Comunitária sobre o Plano de Ação para o Bairro

14/04 - Agenda 21 Comunitária - Diagnóstico na Barra de Macaé - Colégio Wolfango Ferreira
15/04 - Reunião com representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Ciência e    Tecnologia, sobre a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia / Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social
    (Próxima reunião: 22/05/14 - Aud. Cealo)

Conteúdo das palestras preparatórias
Os membros do Fórum podem usar os links abaixo para acessar todos os conteúdos das palestras preparatórias da revisão do Plano Diretor. O cronograma com as datas e horários dos trabalhos das Comissões Temáticas serão divulgadas oportunamente pela equipe da Coordenadoria do Plano Diretor.
Para aqueles que preferirem baixar da rede de suas residências (Internet) o link é: http://sistemas.macae.rj.gov.br:85/planodiretor/
Para aqueles que preferirem baixar da rede local da Prefeitura (Intranet) o link é: http://10.12.10.220/planodiretor/

Capacitação

Nos dias 28 e 29 de abril, o coordenador da Agenda 21, Fernando Marcelo, participará do Curso promovido pelo INEA,
“Sustainomics: Método Transdisciplinar Aplicado aos Eixos do Desenvolvimento Sustentável”, que será ministrado pelo professor doutor Mohan Munasinghe, Prêmio Nobel da Paz de 2007, no Teatro Tom Jobim, Rio de Janeiro-RJ. Resumo do curso deverá ser apresentado ao Fórum posteriormente.

Reunião em Glicério

A Agenda recebeu convite para participação em reunião sobre os problemas da Serra, no dia 29 de abril, às 9 hs da manhã na unidade de Saúde de Glicério. O email foi enviado pelo Sr. Marcelo Figueira que pede ainda ajuda para a divulgação da reunião junto aos órgãos governamentais.


Ouvidoria

A Coordenadoria da Agenda 21 visitou a Ouvidoria da Prefeitura com o intuito de abrir um canal para o encaminhamento de denuncias apresentadas pelo Fórum. A iniciativa foi motivada pela grande quantidade de denúncias e reclamações apresentadas pelos membros do Fórum durante as reuniões de Planejamento, o que também motivou a criação de um Grupo de Trabalho também denominado Ouvidoria, e que recomendou em reunião ocorrida em março esta aproximação. A coordenadoria prepara agora os ofícios para encaminhamento formal das denúncias e reclamações apresentadas.


Reunião de Planejamento

A próxima reunião de Planejamento do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé será no dia 6 de maio, terça-feira, às 17 hs no auditório do Edifício Ouro Negro. A pauta da reunião será divulgada oportunamente. Sugestões podem ser encaminhadas ao email da Agenda agenda21macae@gmail.com .