quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fórum Permanente da Agenda 21 define novos membros

O Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé concluiu o processo de escolha das instituições da sociedade civil e do meio empresarial que comporão a nova grade do organismo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável no município e região.

As associações de moradores e os conselhos comunitários ocupam agora a maior parte das vagas destinadas à sociedade civil, sendo os segmentos de maior representatividade no Fórum. A entidade atua junto às organizações civis, buscando maior participação na gestão pública e melhor capacitação para o exercício do controle social.

No segmento empresarial, a disputa por uma vaga no Fórum foi menos acirrada, voluntariando-se a participar apenas seis instituições, formando um sexteto de peso com a Petrobras, Acim, Teia de Sustentabilidade, Convention Bureau, Firjan e a SB Produções.

Foram eleitos membros do Fórum no segmento “Sociedade Civil Organizada” as seguintes organizações: Organização Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Instituto Visão Social; Vida Sustentável; Centro de Promoção Criança do Amanhã; Associação Fluminense de Amputados; Grupo Amor da Terceira Idade; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Colônia dos Pescadores; Conselhos do Idoso, de Cultura, de Assistência Social, da Apa do Sana, e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; as Associações de Moradores do Parque Aeroporto, Barra, Ajuda de Cima, Planalto da Ajuda, Granja dos Cavaleiros, Village Park e Serro Frio; e a Paróquia São Paulo Apóstolo.

Mais empresas podem se integrar ao Fórum da Agenda 21

Segundo a Coordenadoria do Fórum da Agenda 21, as vagas não preenchidas na grade relativa ao segmento empresarial, poderão ser preenchidas mediante simples solicitação por parte de empresas e associações empresariais.

O segmento destinado ao poder público será formado através de indicação da direção do Fórum constituído pelo Prefeito, como presidente, e pelo Coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), como vice-presidente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 22 2772.1559.

A Agenda 21 foi concebida e aprovada por 172 países participantes da Cúpula da Terra na II Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no ano de 1992 no Rio de Janeiro.

Seu objetivo é estabelecer planos de ações práticos através de planejamentos estratégicos participativos para a sustentabilidade, buscando um novo modelo de civilização capaz de conciliar proteção ambiental e desenvolvimento social.

Em Macaé, a Agenda 21 vem sendo implementada desde o ano de 1997, criada legalmente em 2002 e elevada à categoria de Fórum Permanente no ano de 2006, composta por 63 instituições da sociedade local, 21 empresas, 21 instituições civis e 21 instituições públicas.

Dentre as várias atividades que promove, destaca-se a participação em feiras, seminários, audiências públicas, debates e conferências, além de palestras em escolas, universidades e empresas. Atua, ainda, junto às organizações civis, sempre buscando maior participação na gestão pública e melhor capacitação para o exercício do controle social.

O Fórum Permanente da Agenda 21 teve, ainda, importante atuação na elaboração do atual Plano Diretor da Cidade, garantindo a participação da sociedade civil nas discussões preliminares ao texto posteriormente aprovado.

Ao longo de todos estes anos, a Agenda 21 Macaé vem sendo um dos principais protagonistas para a elevação da consciência comunitária para o desenvolvimento sustentável e para a implantação de políticas públicas através do processo participativo.