sexta-feira, 31 de outubro de 2014




9ª Reunião de Planejamento de 2014
Será no próximo dia 4 de novembro, terça-feira, às 17 hs no auditório do Cealo, como de hábito. Na pauta a definição da data da 2ª Reunião ordinária de 2014 do Fórum Permanente; a reativação do GT Fomento à produção de mudas nativas; informes sobre a participação da Agenda 21 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; e demais informes por parte da Coordenadoria Executiva e membros do Fórum Permanente.

Documentário
A Coordenadoria Executiva da Agenda 21 recebeu uma equipe de produção da TV Francesa Art TV que desenvolve um documentário sobre a região com foco nos impactos do Petróleo. Além de receber as informações gerais sobre estes impactos em Macaé, o grupo foi conduzido a alguns pontos relevantes da cidade, ouvindo ainda um resumo do histórico do movimento ambientalista local.

Projeto Macaé Rio Sustentável
Conforme estabelecido na última reunião ordinária, a Secretaria Executiva da Agenda 21 vem dando apoio às articulações necessárias ao desenvolvimento deste projeto que visa reflorestar o Pontal e editar um atlas da Bacia Hidrográfica do rio Macaé. Diversas reuniões já foram realizadas já estando envolvidas as Secretarias de Ambiente, Educação, Ordem Pública (Guarda Ambiental), Pesca, além da Câmara Permanente de Gestão.
A idéia é associar o projeto a um reordenamento do Pontal e a construção de uma rampa para barcos por conta do Poder Público, garantindo uma solução definitiva para o local.

Roda de Conversas sobre RPPNs
A RPPN Mario e Alba Corral, com o apoio da Agenda 21 Macaé, promove no dia 22 de novembro, sábado, na sede da RPPN em Duas Barras – Glicério, uma roda de conversa sobre RPPNs, ao ar livre, com a participação de vários conhecedores do assunto. Além dos debates também estão programados banho de cachoeira, caminhada ecológica e almoço da roça. Na oportunidade será realizada missa em memória de Dona Alba, por ocasião do primeiro ano de seu falecimento. Inscrições no email agenda21macae@gmail.com


Agenda 21 participa da SNCT
Bastante movimentada, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNTC, reuniu diversos expositores na Praça Veríssimo de Mello nos dias 21 a 23 de outubro. A Agenda 21 participou com um stand onde além de apresentar seus projetos e objetivos, hospedou o projeto Macaé Rio Sustentável, cuja equipe compartilhou com os visitantes os conhecimentos levantados no diagnóstico realizado da bacia do rio Macaé, com apresentação de filmes e explicação nos mapas expostos no stand.
Ainda como parte da programação, foram realizadas duas palestras: uma na Escola Paulo Freire no Lagomar;  e a outra no auditório do Cealo para os jovens do projeto Jovem Aprendiz, ambas lotadas.

Síntese de atividades
01.10 -  Reunião com a equipe do projeto Macaé Rio Sustentável
02.10 - Reunião com a equipe de produção da TV Francesa Art TV que desenvolve um documentário sobre a região
03.10 - Reunião sobre o ordenamento do Pontal da Barra com diversas instituições
07.10 - 8ª Reunião de Planejamento

09.10 - Reunião com a Sectec sobre a organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 

16.10 - Reunião com a representante da RPPN Alba Corral  e representante do IFF
- Reunião com representantes de diversas secretarias e equipe do projeto Macaé Rio        Sustentável
21.10 – Atendimento no stand da Agenda 21 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia -      - SNTC – na Praça Veríssimo de Melo

22.10 -  Atendimento no stand da Agenda 21 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia –
                SNTC na Praça Veríssimo de Melo
Palestra da Agenda 21 e do Projeto Macaé Rio Sustentável na Escola Paulo Freire – Lagomar, para professores, alunos e membros da comunidade


23.10 - Atendimento no stand da Agenda 21 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia -       SNTC na Praça Veríssimo de Melo
Palestra da Agenda 21 e do Projeto Macaé Rio Sustentável no auditório do Cealo para jovens do projeto Jovem Aprendiz
30.10 - Reunião com o subsecretário de Agroeconomia sobre o GT Fomento Produção de  
                Mudas
31.10 – Reunião com equipe da subsecretaria de Ciência e Tecnologia para avaliação da SNCT