segunda-feira, 30 de junho de 2014




Solicitação de reunião extraordinária
 A Organização Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável – OADs, solicitou por email, no dia 12.06.14,  a convocação emergencial de uma reunião extraordinária para tratar especificamente sobre o licenciamento do Porto do Barreto, solicitação endossada também por email pelo Instituto Visão Social, gerando o Ofício nº 518/14, de 18.06.14,  para a Presidência do Fórum, encaminhando a solicitação através do processo 22001/14, protocolado no mesmo dia 18 de junho.
A solicitação está amparada pelo Inciso IV, Art 7º, Subseção II do Regimento Interno do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé, que prevê a solicitação de convocação de reuniões extraordinárias por membros da Plenária.

Reunião de Planejamento
A próxima reunião de planejamento, inicialmente prevista para o dia 1º de Julho será realizada posteriormente em data a ser comunicada aos membros, para que possa tratar das questões que envolvem a solicitação de convocação de reunião extraordinária, após a manifestação da Presidência do Fórum,  e assim poder  debater o tema e tomar as providências que forem pertinentes.

Agrofloresta
No dia 2 de Junho, uma comitiva formada por membros do Fórum e do Commads, visitou um projeto agroflorestal em andamento na Serra da Cruz. O sítio Esperança, com 3 alqueires em sua área total, destina 1 ha para o projeto agroflorestal. Seus proprietários, Paulo César de Barcelos e Dona Luci, tocam sozinhos o projeto iniciado em 2009, com o apoio da Secretaria de Agroeconomia. A agrofloresta visa conciliar a conservação de florestas e a produção agrícola, consorciando numa mesma área diversas culturas agrícolas e árvores nativas, com o objetivo de encontrar um equilíbrio natural que dispensa o uso de defensivos e agrotóxicos, e enriquece o solo. Nova visita a outro projeto agroflorestal está sendo programada e será informada oportunamente.

RPPN Mario e Alba Corral
Foi inaugurada no dia 7 de junho, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Mario e Alba Corral, antigo sonho de nossa querida Dona Alba. Durante o evento foi realizada uma caminhada ecológica, plantadas mudas nativas de Mata Atlântica, e inaugurada uma Capela em homenagem ao Santo Italiano Dom Orione, além de visitação a uma casa de Farinha, recuperada para o evento e que, em funcionamento, poderá atender aos produtores da região para o beneficiamento da mandioca. Produção de mudas, projetos agroflorestais e educação ambiental serão as atividades que movimentarão a nova RPPN macaense.
Representantes de diversas instituições marcaram presença no evento marcado pela simplicidade, pela emoção e por um almoço da roça inesquecível: angu de banana com vaca atolada, com todos os ingredientes colhidos na Reserva. O evento foi organizado pela Coordenadoria da Agenda 21 Macaé como parte da Semana Mundial de Meio Ambiente.

Palestras na Estácio
Ainda como parte das comemorações da Semana de Meio Ambiente, o Coordenador da Agenda 21 ministrou palestra na Universidade Estácio de Sá no dia 5 de junho sobre a história do Movimento Ambiental Macaense, resgatando histórias que marcaram a vida do Município nas décadas de 1980 e 1990. Ainda no mesmo dia, o membro do Fórum e editor da Revista Visão Sócio Ambiental, Martinho Santafé, também ministrou palestra sobre o consumo na vida moderna. Ambas com sala cheia de atentos alunos universitários.

20 anos de Nupem
No dia 6 de junho o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé - Nupem UFRJ comemorou 20 anos de existência com solenidade em sua sede no bairro São José do Barreto, com a presença de autoridades e acadêmicos. A representação da Agenda 21 esteve presente e deixou mensagem no livro comemorativo, destacando a importância do Núcleo para o amadurecimento do movimento ambiental macaense.

Comitiva Norueguesa
A Coordenadoria da Agenda 21 Macaé recebeu uma comitiva de professores e pesquisadores Noruegueses, interessada em conhecer projetos relacionados à sustentabilidade em Macaé e região para futuro fomento por parte de projeto a ser desenvolvido em parceria com a UFRJ. Passaram uma tarde inteira fazendo perguntas e recebendo explicações sobre a cidade, sua história e desafios, principalmente os relacionados à convivência com a indústria do petróleo. Depois foram conhecer in loco alguns bairros e locais turísticos ciceroneados pela Coordenadoria da Agenda 21.