quinta-feira, 30 de abril de 2015








Reunião de Planejamento

A 3ª Reunião de Planejamento de 2015 será no dia 05 de maio - terça-feira, às 17 horas no auditório do Edifício Ouro Negro no 1º andar. A reunião deverá tratar de Empresas parceiras da Agenda 21.



Atualizando as Ações

III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Participação na III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi realizada no dia 15 de abril, no Centro de Convivência do Idoso.

Congresso Municipal das Águas de Macaé

Participação no Congresso Municipal das Águas de Macaé, realizado pela Secretaria Municipal de Ambiente, com a apresentação de técnicas e sugestões a serem implementadas pelo Poder Público e pela Sociedade Civil abordando os seguintes temas:

- Proteção de Nascentes
- Recuperação de Mananciais Degradados
- Reuso da Água
- Técnicas para o Uso Consciente da Água na Agroeconomia




Fórum Permanente

2ª Reunião de Planejamento

Data: 07/04/2015         Horário: 17:00h Local: Auditório Cealo (Edificio Ouro Negro)

Presentes:
  • Sr. Waldir Seixas Marcolino Neto - Coordenador da Agenda 21 Macaé;
  • Srª Alessandra Bitencourt - Assessora Agenda 21 Macaé;
  • Sr. Rodolfo S. Coutinho Coimbra - Commads;
  • Sr. Paulo Sérgio Barcellos - Sema
  • Sr. Dirant Ferraz – Associação da Granja dos cavaleiros;
  • Sr. Cícero Figueiró – OADS;
  • Sr. Aristóteles José Riani Costa (Tote) -Teia de Sustentabilidade /LC Treinamentos Ltda;
  • Srª Jane Ribeiro da Costa - Teia de Sustentabilidade;
  • Srª Carmelita Reis - Semed
  • Sr.Martinho Santafé - Revista Visão Sócio Ambiental

Conforme assinatura em livro.

Pauta:

 - Parcerias entre a Agenda 21;

- Divulgação do Congresso Municipal de Macaé sobre a Gestão da Água, que será realizado pela Secretaria Municipal de Ambiente com apoio da agenda 21 Macaé.

Discursos

- Parcerias entre a Agenda 21

O Coordenador do Fórum, Sr. Waldir Seixas Marcolino Neto, faz uma nova apresentação, pela presença de alguns membros que não estavam presentes na reunião anterior. Destaca que a Agenda 21 não é executor e sim fomentador, traz assuntos para o debate fazendo com o que aconteça. Comenta que vários membros do Fórum tem suas idéias, seus projetos e que algumas vezes precisam de ajuda, no sentido de direcionamento, destacando a importância do  avanço dando continuidade, como alguns exemplos abaixo:
- Projeto de Restauração de Calçadas - O Sr. Dirant, da Associação de moradores da Granja dos Cavaleiros, já deu um norte, encaminhando documentos as Empresas, podendo avançar, com outras mais. Sr. Dirant relata a dificuldade que tinha antes, mas fica mais fácil com apoio da Agenda 21 Macaé.

- VIII Feira de Responsabilidade Social  - A Srª Bernadete Vasconcelos, do Instituto Visão Social, em reunião com a Agenda 21, destacou que será realizada em maio e que gostaria da participação da Agenda nesse evento. Sr. Waldir destacou também a importância de agendar uma visita com a Empresa Odebrech,  e como a outras Empresas também;

- Casa de Farinha da RPPN -  A Srª Thaís Corral, já com um certo avanço, aguardando a resposta de um Empresário.
Seguindo a pauta, ainda sobre parcerias,
- O Sr. Waldir, diz que a primeira parceria, foi com a Secretaria Municipal de Ambiente, com a Campanha do Uso Consciente da Água e Preservação dos Recursos Hídricos e o Congresso Municipal de Macaé sobre a Gestão da Água, só entendendo, que antes a Agenda 21 era CPG, e que agora está a um paço para voltar para a Sema, hoje com novo endereço, no antigo Shopping, no viaduto.
- Sobre a segunda parceria, o Sr. Waldir fala sobre o Nupem que  já está consolidado no que se refere as RPPNs e sua criação, com custo muito pequeno, que é só a alimentação, e o transporte, já existe uma Empresa parceira.
- A outra é referente a Projetos com algumas Empresas, através do Sr. Aristóteles José  Riani Costa (Tote), da Teia de Sustentabilidade, já com uma reunião marcada para ver o que pode avançar e solicita para quem têm projetos que apresente, pois dentro das possibilidades pode ajudar, se colocando à disposição.

- Divulgação do Congresso Municipal de Macaé sobre a Gestão da Água, que será realizado pela Secretaria Municipal de Ambiente com apoio da agenda 21 Macaé.

A Secretaria de Ambiente deu início à "Campanha de Uso Consciente da Água e Preservação de Recursos Hídricos - Use bem pra ninguém ficar sem", com o objetivo de promover ações educativas e despertar a conscientização da população.
No dia 30 de abril, das 9h as 17h, na Câmara de Vereadores - Rodovia do Petróleo, nº 168, Km 3,5 Virgem Santa, será realizado o Congresso Municipal de Macaé  sobre a Gestão da Água com apresentação de técnicas e sugestões a serem implementadas pelo Poder Público e pela sociedade civil abordando os seguintes temas:
1) Proteção de Nascentes
2) Recuperação de Mananciais Degradados
3) Reuso da Água
4) Técnicas para Uso Consciente da Água na Agroeconomia

- Assuntos Gerais

Iniciando os informes gerais, Sr. Waldir informa que estará disponibilizando alguns materias referente a RPPN no Blog e Site da Agenda 21.
Sr. Dirant Ferraz, da Associação de Moradores da Granja dos Cavaleiros, informa que o Presidente da ACIM, o Sr. Antônio Gondim se colocou como parceiro no Projeto de Restauração de Calçadas, e sugere que a Agenda 21 faça um convite formal. Sr. Waldir comenta que o espaço da ACIM, também pode servir para as reuniões da Agenda 21, quando não for possível nos Auditórios da Prefeitura.

Sr. Paulo Sérgio Barcelos, da Secretaria Municipal de Ambiente informa sobre a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência que será realizada no Centro de Convivência do Idoso, no dia 15 de abril de 2015, das 8h às 17h, e que a Agenda 21 é parceira, disponibilizando um espaço para que possa apresentar seus trabalhos e informa ainda que a Secretaria de Ambiente será parceira também, apresentanto um projeto, que se chama: Conferência com Sustentabilidade, como algumas ações de educação ambiental, plantio. Distribuiu também alguns panfletos para sua divulgação e comenta que a Conferência estará dando foco no Plano Municipal de Mobilidade Urbana; Plano Municipal de Educação e as outras se forem pertinentes, serão encaminhadas às Conferências que irão acontecer, como a do Idoso e Saúde e outras que acontecerão ao longo  desse ano.
Sr. Waldir, se coloca à disposição no que for possível, para ajudar na estrutura. Sr. Paulo Sérgio comenta sobre empréstimos de quatro aparelhos de datashow e uma caixa de som, com microfone. Sr. Waldir diz que a caixa de som, consegue no Orçamento Participativo e os datashow, vai verificar em outros lugares.

Srª Jane Ribeiro da Costa, da Teia de Sustentabilidade informa sobre o andamento do Projeto Escola Viveiro à céu aberto, que vai completar os quatro meses para visibilidade e que já foi registrado no Rio de Janeiro, pelos direitos autorais.