terça-feira, 23 de dezembro de 2014




Guia reúne experiências de Agendas 21

A trajetória e os trabalhos da Agenda 21 Macaé estarão noGuia de Agendas 21 que está sendo elaborado pela Universidade de Quebec – CANADÁ, como produto da pesquisa que desenvolve  na área de sustentabilidade. O Guia reunirá as experiências das Agendas 21 em todo o mundo. O texto, elaborado a partir de questionário enviado pela Universidade, está em fase final de preparação, devendo ser enviado para edição ainda este ano.

Fórum tem novo vice-presidente

Nomeado para ocupar o posto de Coordenador Geral da Câmara Permanente de Gestão – CPG, o Sr. Raimundo da Silva Netopassa também a responder pela vice-presidência do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé.  Ainda nos primeiros dias de sua gestão, compareceu à 2ª Reunião Ordinária/14 do Fórum quando teve a oportunidade de se apresentar aos membros da Plenária e tomar conhecimento dos trabalhos em andamento.

Reunião Geral na CPG alinha projetos

O Coordenador da Agenda 21 Macaé, Sr. Fernando Marcelo Tavares, fez uma apresentação sucinta dos trabalhos desenvolvidos pela Agenda em reunião geral de coordenadores da CPG, no primeiro contato formal do novo Coordenador Geral com a equipe. Na oportunidade foi mostrado a atual constituição do Fórum e os trabalhos desenvolvidos com ênfase para as ações que almejam implantar a cadeia produtiva de mudas nativas em Macaé.
Todos os coordenadores e gerentes fizeram um resumo das ações e metas de seus setores, dando uma visão geral da importância dos trabalhos desenvolvidos pela CPG, principalmente no que diz respeito à captação de recursos, elaboração de projetos, planejamento, facilitação de processos, levantamento de indicadores etc.

Fazendo as contas
O Plano da Bacia Hidrográfica do rio Macaé revela números impressionantes sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Bacia:
       Total APPs da Bacia do Rio Macaé – 558,38 Km²
       APPs ocupadas pelo homem– 7 km²
       Pastagens em APPs – 224,45 km² - 43,78% da Bacia
       APPs conservadas – 227,57 km² - 54,15% da Bacia
Impressiona que tenha mais da metade de APPs conservadas, e outra metade praticamente ocupada por pastagens. Pra recuperar isso tudo é só fazer as contas: 22 mil ha X 2.500mudas por ha = um grande negócio verde.

Ligado na Agenda
Até o final do ano será publicado no site eno blog da Agenda 21, a íntegra da Ata da 2ª Reunião ordinária de 2014 realizada no dia 16 de Dezembro, e o Plano de Metas para 2015 debatido e aprovado pela plenária. Site: www.agenda21macae.comunidades.net
Blog: agenda21macae.blogspot.com.br



Reuniões de planejamento
Continuam pré-agendadas para toda a 1ª terça-feira de cada mês, sempre às 17 hs, no auditório do Centro Administrativo Luis Osório, ficando assim o calendário do 1º Semestre de 2015:

- 03\02\15 - 03\03\15 - 07\04\15 - 05\05\15- 02\06\15- 07\07\15



Boas Festas e um 2015 repleto de oportunidades de crescimento pessoal e boas transformações em nossa sociedade!
E muitas felicidades
Sempre!