sexta-feira, 15 de março de 2013

Ongs e empresas disputam vagas na Agenda 21


O Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé  realizará eleições nos dias 20 e 21 de março  para a escolha das instituições da sociedade civil e do meio empresarial que comporão a nova grade do Fórum. As eleições ocorrerão no auditório do Paço Municipal, sempre às 14 horas. Estarão sendo disputadas um total de 42 vagas, 21 da sociedade civil e 21 do meio empresarial. As 21 outras vagas, do total de 63 que compõem o Fórum da Agenda 21 Macaé, são destinadas ao poder público nas três esferas, escolhidas por indicação ou convite.
A maior disputa é esperada no segmento da sociedade civil, composta por diversas ongs, movimentos sociais,  conselhos comunitários, conselhos profissionais,  associações de moradores,  instituições religiosas, sindicatos, clubes de serviços e instituições de ensino superior. No dia 21 é a vez dos empresários ocuparem seu espaço no Fórum, um segmento considerado estratégico pela coordenação da Agenda 21, pela sua capacidade de ação e organização .
Histórico
A Agenda 21 foi concebida e aprovada por 172 países participantes da Cúpula da Terra na II Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no ano de 1992 no Rio de Janeiro.
Seu objetivo é estabelecer planos de ações práticos através de planejamentos estratégicos participativos para a sustentabilidade, buscando um novo modelo de civilização capaz de conciliar proteção ambiental e desenvolvimento social.
Em Macaé, a Agenda 21 vem sendo implementada desde o ano de 1997, criada legalmente  em 2002 e elevada à categoria de Fórum Permanente no ano de 2006, composto por 63 instituições da sociedade local, 21 empresas, 21 Instituições civis e 21 instituições públicas.
Dentre as várias atividades que promove, destaca-se a participação em feiras, seminários, audiências públicas, debates e conferências, além de palestras em escolas, universidades e empresas. Atua, ainda, junto às organizações civis, sempre buscando maior participatividade na gestão pública e melhor capacitação para o exercício do controle social.
O Fórum Permanente da Agenda 21 teve, ainda, importante atuação na  elaboração do atual Plano Diretor da Cidade, garantindo a participação da sociedade civil nas discussões preliminares ao texto posteriormente aprovado.
Ao longo de todos estes anos, a Agenda 21 Macaé vem sendo um dos principais protagonistas para a elevação da consciência comunitária para o desenvolvimento sustentável e na implantação de políticas públicas através do processo participativo.