sexta-feira, 2 de março de 2012

Macaé recebe artesãos de todo o mundo em março




De 30 de março a 08 de abril, Macaé vai se transformar na capital mundial do artesanato. É que será realizada neste período no Centro de Convenções a Feira Internacional de Artesanato Interart Macaé, reunindo artesãos de 35 países de cinco continentes do mundo. O evento, já realizado em Araçatuba (SP) em sua primeira edição, deve se fixar em Macaé com realização anual, segundo o diretor do evento, Oswaldo Almeida Júnior.
Ele adianta alguns diferenciais desta feira, que também traz novidades gastronômicas, além do importante intercâmbio entre artesãos locais e de diversas partes do mundo, e a difusão de técnicas novas e tradicionais de diversas culturas do planeta.   Oswaldo exemplifica  citando alguns atrativos que estarão presentes na Interart, como um sorvete sírio, delicioso, feito na hora através de uma técnica rudimentar, e um doce considerado pelo guines book, como o mais saboroso do mundo, feito com pétalas de rosa e damasco.  E continua: “ teremos peças lindíssimas das Filipinas, da Ilha de Java, corais de Madagascar, artigos domésticos de diferentes designers, peças de roupa, bolsas feitas das mais diversas matérias primas...” cita tentando lembrar de cabeça alguns dos muitos atrativos da Feira.
Quanto à participação do artesão local no evento, Oswaldo informa que haverá espaço para o artista macaense  através de espaço a ser cedido para a associação de artesãos da cidade. Haverá, ainda, diversas oficinas e work shops de técnicas de artesanato, festival de dança com premiação em dinheiro além dos prêmios  “artesão”  e “artesão soldador”.

Macaé se prepara para a Rio + 20


A Agenda 21 Macaé organiza uma série de seminários para a definição de propostas para a Rio + 20, em especial para o evento denominado “A Cúpula dos Povos”, que será realizada simultaneamente à Conferência da ONU no Aterro do Flamengo a exemplo do que ocorreu há 20 anos durante a ECO 92.
As primeiras discussões ocorrerão durante a Feira Internacional de Artesanato – Interart, no dia 3 de abril de 2012, no Centro de Convenções, das 17 às 22 horas. O fechamento ocorrerá durante a realização da Feira de Responsabilidade Sócio ambiental, de 8 a 10 de maio de 2012, na Cidade Universitária.
Nestes seminários, as diversas entidades (63) componentes da Agenda 21, vão discutir sobre políticas voltadas para a sustentabilidade e avaliar os avanços alcançados nas políticas locais e regionais relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
São dois os temas centrais da Rio + 20: A transição para uma economia verde no contexto da preservação do meio ambiente e da biodiversidade, na perspectiva da erradicação da pobreza e das desigualdades; e o quadro institucional (instrumentos e governança) para que se implemente o desenvolvimento sustentável.