quarta-feira, 6 de abril de 2016




Fórum Permanente

3ª Reunião de Planejamento

Data: 05/04/2016            Horário: 17:00h             Local: Auditório Cealo (Edifício Ouro Negro)

Presentes:
  • Sr. Waldir Seixas Marcolino Neto - Coordenador da Agenda 21 Macaé;
  • Srª Alessandra Bitencourt - Assessora Agenda 21 Macaé;
  • Srª Jane Ribeiro da Costa - Teia de Sustentabilidade
  • Sr João Carlos Flôres – Secretaria Municipal de Agricultura
  • Sr Paulo Sérgio Barcellos – Sema
  • Sr Jailton da Conceição – Guarda Municipal
  • Sr Claudio Henrique Marques - Associação de Moradores da Barra de Macaé
Justificativas de ausências:
§  Viviane Gonçalves  Pinto Barreto - Secretaria Municipal de Saúde
Conforme assinatura em livro.

Pauta:
- Apresentação do Projeto Girocóptero / Paramotor
- Assuntos Gerais.
Discursos
O Coordenador do Fórum Sr. Waldir, comenta que o quórum será baixo devido à Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor hoje, com início às 18h, na Câmara Municipal e também pela Formatura do Curso Básico de Conselheiros Municipais que será realizado amanhã no Auditório do Paço Municipal. Diz que a reunião é agendada muito previamente por Alessandra Bitencourt e pede mais participação dos membros e que todos foram convidados e nós estamos aqui e estamos indo na direção certa, para frente e passa para a Apresentação do Projeto Girocóptero / Paramotor. O Sr. Jailton, Agradece, diz que agora está na Guarda Municipal, informa que não está mais na Guarda Ambiental, onde fez parte por 9 anos. Comentou sobre uma reunião da Agenda 21, onde a Srª Bernadete Vasconcellos da Revista Socio Ambiental, perguntou o que achava se o Município de Macaé adquirisse uma Aeronave. Foi realizado um estudo, com a autorização do CMT, onde o Inspetor Ambiental, Jailton de Oliveira Conceição, Matrícula 720.241, após diversas consultas e visitas, tendo em vista o baixo custo material, formalizou dois projetos possíveis de serem implantados, não só na Guarda ambiental de Macaé, como nas demais vizinhas, para aprimoramento dos trabalhos executados por estas Instituições. Encontrou o Girocóptero Paramotor que conforme levantamento realizado pela Guarda ambiental de Macaé de serviços de combate a incêndio, resgates em área de mata, combate ao desmatamento, combate a caça predatória, levantamento de deslizamentos em área de risco e em  apoio a defesa civil em retirada pessoas em situação de risco e levantamento a degradação ambiental e apoios aos órgãos policiais, como Polícia Federal e Marinha do Brasil, no combate ao defeso da sardinha e camarão, ao INEA na proteção de recursos hídricos e trafico de animais silvestres, ICMBIO “Reserva União e Parque Jurubatiba”, no combate a diversas ilicitudes em áreas federais. Entendemos  que o equipamento apresentado vai trazer agilidade e tranquilidade aos agentes públicos em diversas atuações, trazendo com isto resposta imediata aos munícipes e órgãos. O Sr. Waldir comenta sobre o caso sério que é o mosquito Aedes aegypti e que pode auxiliar muito. Continuando a apresentação dis que o Autogiro, ou Girocóptero, é um tipo de aeródino (Aeronave), cuja sustentação em vôo é fornecida por asas rotativas. Ao contrário dos Helicópteros, o rotor gira independente do motor, em auto-rotação, como resultante aerodinâmica do movimento à frente. A propulsão é fornecida por uma Hélice convencional movida por um motor, por isso seu funcionamento é diferente e muito mais seguro, sua pilotagem é mais fácil, sua manutenção é barata, o transporte é feito com carreta de motocicleta, e pode-se guarda-lo na garagem de casa. É uma aeronave pessoal, com o girocóptero é possivel uma autonomia de até 800 quilômetros, e que pode ser comprada para 1 ou até 3 lugares e que pode-se personalizar a gosto. Estas características de construção permite a este aparelho o titulo de aeronave mais segura do mundo, suas atribuições datam do século XIX e hojé é crescente o consumo destes aparelhos pelo mundo todo, sua maior notoriedade se dá ao fato de se houver uma pane, caso raro, o rotor principal continua girando e o aparelho aterriza suavemente, e também por não sofrer "stol", (perda de comando por velocidade muito baixa). O girocóptero tem suas características técnicas próprias. Existem vários modelos, marcas e configurações de girocópteros, desde o aberto, o semicarenado e o totalmente carenado (cabine toda fechada). Fácil de pilotar, possui um painel de instrumentos com bussola, altímetro, voltímetro, velocímetro, horímetro (contador de horas), climb, luz de óleo, RPM do motor e do rotor e você pode acrescentar outros mais, como GPS ou até mesmo ar condicionado. Você pode montar o aparelho que desejar, um detalhe importante é que o motor é opcional e você pode escolher o tipo preferido de motor. O girocóptero não requer angaragem, você pode guardá-lo em casa e usar um reboque para transportá-lo. É um aparelho muito barato em comparação com outras aeronaves do mercado.  
Características
Maior capacidade e robustez nos sistemas de construção em geral
Engrenagem Heavy Duty principal
Opções de motor
Opções do Painel de instrumento
Wider Blades Chord
Opções de iluminação
Opções de vento Screen / Caixa Ready
 (quando disponível)
Peso: 192 Kilos (dependendo das opções)

Peso Bruto: 400 Kilos
Carga útil: 208
 (Inclui 53 litros de combustível)
Capacidade de combustível: 53 Litros
Velocidade de cruzeiro 75 MPH
Velocidade máxima 85 MPH
Velocidade mínima 22 MPH
Suba 700FPM
Take Off 300 '
Landing 25 '
Lâminas de 25 'Sport
Copter Blades / 8 Chord "
Material de alumínio T6 6061
 e 4130 Chromoly
Motor ROTAX 912 / 914 quatro tempos
Esta Aeronave (Protótico), já vem a algum tempo sendo chamado de veículo do futuro, tendo em vista, a facilidade de manuseio, bem como de custo/manutenção.  Segundo pesquisa, o preço gira em torno de R$ 40.000,00 (Quarenta Mil Reais), sendo, a Aeronave já habilitada para vôo, junto a ANAC, juntamente com a carreta de transporte.  O curso de formação para Pilotos, gira em torno de R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) por pessoa, ficando o Piloto no fim habilitado para Operar, e realizar manutenções no Equipamento. Ao final, dar-se um custo/Benefício no valor de aproximadamente R$ 60.000,00 (Sessenta Mil Reais), ficando dois Agentes aptos a realizar os trabalhos. Onde utilizar?
1- Vôo esportivo (não necessita pista, pois pousa em 2 metros);
2- Locomoção aérea e viagem de até 800 km, sem restrição de tempo ruim ou vento;
3- Levantamentos de aerofotogrametria (cias aéreas);
4- Filmagens e fotos aéreas (o aparelho poderá voar com baixa velocidade ou até ficar imóvel no ar, facilitando o trabalho);
5- Vôos em região de muito vento ou turbulência, com total segurança;
6- Controle do gado e segurança em fazendas (o grupo Carrefour aposentou 2 helicópteros Esquilo no valor de U$ 3 milhões cada um, adquirindo 4 Girocóptero para patrulhamento de suas fazendas, sendo que a economia foi de R$ 1.800,00 a hora do helicóptero para R$ 28,00 a hora do Girocóptero, sem citar a redução enorme de manutenção;
7- Semear pastos e similares;
8- Patrulhar o litoral, desova de contrabando (Marinha do Brasil);
9- Verificação de torres de alta tensão;
10- Localização de focos de incêndio;
11- Busca e salvamento (Polícia Militar, Bombeiros e GM);
12- Vôos panorâmicos (praias, termas, camping, festas do gado, aniversário de cidades, festas regionais, etc.);
13- Instrução básica em aeroclubes e escolas de pilotagem;
14- Pulverização de plantações, com modelo AGRICÓPTERO;
15- Patrulhamento em rodovias (Polícia Rodoviária
16- Pesca e lazer com o modelo HIDROCÓPTERO com flutuadores;
17- Baixíssimo custo operacional, pois não requer Hangaragem, sendo transportado em uma carreta simples.
18- É a única Aeronave que não tem “STOOL” (perda de comandos) pois, mesmo sem motor, tem total manobrabilidade, pousando em 2 metros (Veja que o inicio do curso é em um giro SEM MOTOR (GIROPLANO) o que prova a super segurança da asa rotativa !!!! (Ver aulas no DVD)
19- É a única aeronave 100% nacional, com manutenção igual a de um carro!!
20- Comparativamente, é o curso de Pilotagem mais barato que existe (As aulas em avião (40 horas práticas) custam R$ 30.000,00 – Em Helicóptero: 100.000,00 (80 horas). Em ultraleve R$ 20.000,00. Em Giroplano, o curso é gratuito, para alunos/Sócios com o DVD (aulas teóricas) 10 aulas – 02 dias.
21- Vantagens indiscutíveis do Girocóptero, frente outras aeronaves:
A) Custa menos que um carro médio.
B) É 100% Nacional, com motor de auto, extremamente barato e de simples manutenção.
C) Fácil de Pilotar.
D) É guardado em sua garagem, montado, sem custo de hangaragem, que hoje custa, para avião e ultraleve R$ 700,00 mensais. Pelo Ministério da Aeronáutica, (Lei Federal) Aeronave Experimental não paga hangaragem!!!
Lei nº 3409-MA, de 12 ago/91-Brasilia-DF.
-Seguro RETA 2-3 e 4 e manutenção GRATUITAS , por 05 anos, pela AEROKITS.
Srª Jane comenta que esse tipo de projeto merece ir para a Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, que acontecerá nos dia 17, 18 e 19 de maio de 2016.  
Assuntos gerais:
O Sr. Claudio Henrique Marques, diz que não tem participado das reuniões por causa do espaço e que é contra totalmente desse tipo de controle da Sociedade Organizada e que a Agenda 21 tem que ter o seu espaço. Comentou sobre o perfil do Jovem em Macaé , no Crian, Nova Holanda, fronteira, Malvina, lembrando sobre o Pró Jovem, projeto da Agenda 21 nessas comunidades, o Sr. Waldir agradece a presença, diz que será um prazer ve-lo mais vezes com o projeto do pró Jovem. Comentou sobre o projeto da Srª Jane Ribeiro da Costa, Projeto: Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras Praia Campista Macaé / RJ, que já está em prática e inclusive já tem o respeito de quem solta pipa na Praia. Disse ainda, que juntamente com a Casa dos Conselhos está sendo realizado o Curso Básico para Capacitação de Conselheiros Municipais e  informando que se reuniu com o Secretário Gerson, que esta viabilizando um Drone para a Sema, veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas e que agora a Agenda 21 está pleiteando o projeto do Sr Jailton da Conceição da Guarda Municipal de Macaé.