Fórum Permanente
3ª Reunião
de Planejamento
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Data:
05/04/2016 Horário: 17:00h Local: Auditório
Cealo (Edifício Ouro Negro)
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Presentes:
Justificativas
de ausências:
§ Viviane
Gonçalves Pinto Barreto - Secretaria Municipal de Saúde
Conforme assinatura em livro.
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Pauta:
- Apresentação do Projeto Girocóptero / Paramotor
-
Assuntos Gerais.
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Discursos
O Coordenador do
Fórum Sr. Waldir, comenta que o quórum será baixo devido à Audiência Pública da
Revisão do Plano Diretor hoje, com início às 18h, na Câmara Municipal e
também pela Formatura do Curso Básico de Conselheiros Municipais que será
realizado amanhã no Auditório do Paço Municipal. Diz que a reunião é agendada
muito previamente por Alessandra Bitencourt e pede mais participação dos
membros e que todos foram convidados e nós estamos aqui e estamos indo na
direção certa, para frente e passa para a Apresentação do Projeto
Girocóptero / Paramotor. O Sr.
Jailton, Agradece, diz que agora está na Guarda Municipal, informa que não
está mais na Guarda Ambiental, onde fez parte por 9 anos. Comentou sobre uma
reunião da Agenda 21, onde a Srª Bernadete Vasconcellos da Revista Socio
Ambiental, perguntou o que achava se o Município de Macaé adquirisse uma
Aeronave. Foi
realizado um estudo, com a autorização do CMT, onde o Inspetor Ambiental,
Jailton de Oliveira Conceição, Matrícula 720.241, após diversas consultas e
visitas, tendo em vista o baixo custo material, formalizou dois projetos
possíveis de serem implantados, não só na Guarda ambiental de Macaé, como nas
demais vizinhas, para aprimoramento dos trabalhos executados por estas
Instituições. Encontrou o Girocóptero
Paramotor que conforme levantamento realizado pela
Guarda ambiental de Macaé de serviços de combate a incêndio, resgates em área
de mata, combate ao desmatamento, combate a caça predatória, levantamento de
deslizamentos em área de risco e em
apoio a defesa civil em retirada pessoas em situação de risco e
levantamento a degradação ambiental e apoios aos órgãos policiais, como
Polícia Federal e Marinha do Brasil, no combate ao defeso da sardinha e
camarão, ao INEA na proteção de recursos hídricos e trafico de animais silvestres,
ICMBIO “Reserva União e Parque Jurubatiba”, no combate a diversas ilicitudes
em áreas federais. Entendemos que o
equipamento apresentado vai trazer agilidade e tranquilidade aos agentes
públicos em diversas atuações, trazendo com isto resposta imediata aos
munícipes e órgãos. O Sr. Waldir comenta sobre o caso sério que é o
mosquito Aedes aegypti e que pode auxiliar muito. Continuando a apresentação
dis que o Autogiro, ou Girocóptero, é um tipo de aeródino (Aeronave), cuja sustentação
em vôo é fornecida por asas rotativas. Ao contrário dos
Helicópteros, o rotor gira independente do motor, em auto-rotação, como
resultante aerodinâmica do movimento à frente. A propulsão é fornecida por
uma Hélice convencional movida por um motor, por isso seu funcionamento é diferente e muito
mais seguro, sua pilotagem é mais fácil, sua manutenção é barata, o
transporte é feito com carreta de motocicleta, e pode-se guarda-lo na garagem
de casa. É uma aeronave pessoal, com o girocóptero é possivel uma autonomia
de até 800 quilômetros, e que pode ser comprada para 1 ou até 3 lugares e que
pode-se personalizar a gosto. Estas características de construção permite a
este aparelho o titulo de aeronave mais segura do mundo, suas atribuições
datam do século XIX e hojé é crescente o consumo destes aparelhos pelo mundo
todo, sua maior notoriedade se dá ao fato de se houver uma pane, caso raro, o
rotor principal continua girando e o aparelho aterriza suavemente, e também
por não sofrer "stol", (perda de comando por velocidade muito baixa). O
girocóptero tem suas características técnicas próprias. Existem vários
modelos, marcas e configurações de girocópteros, desde o aberto, o
semicarenado e o totalmente carenado (cabine toda fechada). Fácil de pilotar,
possui um painel de instrumentos com bussola, altímetro, voltímetro,
velocímetro, horímetro (contador de horas), climb, luz de óleo, RPM do motor
e do rotor e você pode acrescentar outros mais, como GPS ou até mesmo ar
condicionado. Você pode montar o aparelho que desejar, um detalhe importante
é que o motor é opcional e você pode escolher o tipo preferido de
motor. O
girocóptero não requer angaragem, você pode guardá-lo em casa e usar um
reboque para transportá-lo. É um aparelho muito barato em comparação com
outras aeronaves do mercado.
Esta Aeronave
(Protótico), já vem a algum tempo sendo chamado de veículo do futuro, tendo
em vista, a facilidade de manuseio, bem como de custo/manutenção. Segundo pesquisa, o preço gira em torno de
R$ 40.000,00 (Quarenta Mil Reais), sendo, a Aeronave já habilitada para vôo,
junto a ANAC, juntamente com a carreta de transporte. O curso de formação para Pilotos, gira em
torno de R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) por pessoa, ficando o Piloto no fim
habilitado para Operar, e realizar manutenções no Equipamento. Ao final,
dar-se um custo/Benefício no valor de aproximadamente R$ 60.000,00 (Sessenta Mil
Reais), ficando dois Agentes aptos a realizar os trabalhos. Onde utilizar?
1- Vôo esportivo
(não necessita pista, pois pousa em 2 metros);
2- Locomoção aérea
e viagem de até 800 km, sem restrição de tempo ruim ou vento;
3- Levantamentos de
aerofotogrametria (cias aéreas);
4- Filmagens e
fotos aéreas (o aparelho poderá voar com baixa velocidade ou até ficar imóvel
no ar, facilitando o trabalho);
5- Vôos em região
de muito vento ou turbulência, com total segurança;
6- Controle do gado
e segurança em fazendas (o grupo Carrefour aposentou 2 helicópteros Esquilo
no valor de U$ 3 milhões cada um, adquirindo 4 Girocóptero para patrulhamento
de suas fazendas, sendo que a economia foi de R$ 1.800,00 a hora do
helicóptero para R$ 28,00 a hora do Girocóptero, sem citar a redução enorme
de manutenção;
7- Semear pastos e
similares;
8- Patrulhar o
litoral, desova de contrabando (Marinha do Brasil);
9- Verificação de
torres de alta tensão;
10- Localização de
focos de incêndio;
11- Busca e
salvamento (Polícia Militar, Bombeiros e GM);
12- Vôos
panorâmicos (praias, termas, camping, festas do gado, aniversário de cidades,
festas regionais, etc.);
13- Instrução
básica em aeroclubes e escolas de pilotagem;
14- Pulverização de
plantações, com modelo AGRICÓPTERO;
15- Patrulhamento
em rodovias (Polícia Rodoviária
16- Pesca e lazer
com o modelo HIDROCÓPTERO com flutuadores;
17- Baixíssimo
custo operacional, pois não requer Hangaragem, sendo transportado em uma
carreta simples.
18- É a única
Aeronave que não tem “STOOL” (perda de comandos) pois, mesmo sem motor, tem
total manobrabilidade, pousando em 2 metros (Veja que o inicio do curso é em
um giro SEM MOTOR (GIROPLANO) o que prova a super segurança da asa rotativa
!!!! (Ver aulas no DVD)
19- É a única
aeronave 100% nacional, com manutenção igual a de um carro!!
20-
Comparativamente, é o curso de Pilotagem mais barato que existe (As aulas em
avião (40 horas práticas) custam R$ 30.000,00 – Em Helicóptero: 100.000,00
(80 horas). Em ultraleve R$ 20.000,00. Em Giroplano, o curso é gratuito, para
alunos/Sócios com o DVD (aulas teóricas) 10 aulas – 02 dias.
21- Vantagens
indiscutíveis do Girocóptero, frente outras aeronaves:
A) Custa menos que
um carro médio.
B) É 100% Nacional,
com motor de auto, extremamente barato e de simples manutenção.
C) Fácil de
Pilotar.
D) É guardado em
sua garagem, montado, sem custo de hangaragem, que hoje custa, para avião e
ultraleve R$ 700,00 mensais. Pelo Ministério da Aeronáutica, (Lei Federal)
Aeronave Experimental não paga hangaragem!!!
Lei nº 3409-MA, de
12 ago/91-Brasilia-DF.
-Seguro RETA 2-3 e
4 e manutenção GRATUITAS , por 05 anos, pela AEROKITS.
Srª Jane comenta
que esse tipo de projeto merece ir para a Feira de Responsabilidade Social
Empresarial Bacia de Campos, que acontecerá nos dia 17, 18 e 19 de maio de
2016.
Assuntos gerais:
O Sr. Claudio Henrique Marques, diz que não tem participado das reuniões por causa do
espaço e que é contra totalmente desse tipo de controle da Sociedade
Organizada e que a Agenda 21 tem que ter o seu espaço. Comentou sobre o
perfil do Jovem em Macaé , no Crian, Nova Holanda, fronteira, Malvina,
lembrando sobre o Pró Jovem, projeto da Agenda 21 nessas comunidades, o Sr.
Waldir agradece a presença, diz que será um prazer ve-lo mais vezes com o
projeto do pró Jovem. Comentou sobre o projeto da Srª Jane Ribeiro da Costa, Projeto: Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas
Buraqueiras Praia Campista Macaé / RJ, que
já está em prática e inclusive já tem o respeito de quem solta pipa na Praia.
Disse ainda, que juntamente com a
Casa dos Conselhos está sendo realizado o Curso Básico para Capacitação de
Conselheiros Municipais e informando
que se reuniu com o Secretário Gerson, que esta viabilizando um Drone para a
Sema, veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar
inúmeras tarefas e que agora a Agenda 21
está pleiteando o projeto do Sr
Jailton da Conceição da Guarda Municipal de Macaé.
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