terça-feira, 9 de novembro de 2010

CURSO DE AGENTE AMBIENTAL MIRIM – MÓDULO AGENDA 21


Dando continuidade ao curso de Agente Ambiental Mirim realizado pelo Programa “Mais Educação” em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Escola Municipal Profª Elza Ibrahim, no Bairro da Ajuda, foi realizado nesta quinta-feira, dia 04/11/2010 o módulo: Agenda 21, em que contou com a participação da Secretaria Executiva do Fórum Permanente da Agenda 21 – Macaé, que desenvolveu um trabalho de sustentabilidade junto aos alunos, onde foi feita uma brincadeira de adivinhação em que imagens de resíduos que são descartados todos os dias na natureza foram mostrados. Logo após, a Sra. Alda Corral – Secretária Executiva – explanou de forma simples os princípios da Agenda 21, seus objetivos e seu histórico em Macaé.
Logo após, foi feita uma integração com os alunos por meio de uma dinâmica, onde os alunos recebiam um mapa da cidade de Macaé em branco. cada grupo tinha que eleger o seu Prefeito e, junto com ele, trabalhar as melhorias para o Município e o Bairro.
Finalizando a participação da Equipe da Agenda 21 – Macaé foi apresentado um vídeo intitulado “ATITUDE”, que mostra em sua mensagem principal, que quando todos assumem as suas responsabilidades fazendo um trabalho coletivo, conseguimos alcançar o almejado.

Reunião de Planejamento

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 04/11/2010 a Reunião de Planejamento do Fórum Permanente da Agenda 21 – Macaé, em que teve a participação do representante da Teia de Sustentabilidade o Sr. Antônio, que explanou o objetivo da Teia para os Membros do Fórum Permanente e convidados. Conforme o site divulgado pelo mesmo, a Teia de Sustentabilidade surge do encontro de empresas de Macaé (RJ) participantes do Programa Tear do Instituto ETHOS, que tem como objetivo oferecer um guia detalhado para a implantação da gestão socialmente responsável, auxiliando as empresas a incorporar a Responsabilidade Social Empresarial em suas estratégias de negócios dentro do ambiente da Cadeia de Valor Cliente/Fornecedor/Cliente.
O objetivo principal da Teia é o de formar uma rede indutora e promotora de relacionamento entre as empresas participantes, possibilitando sua replicação por organizações comprometidas com a RSE e o Desenvolvimento Sustentável. São objetivos específicos:
- Divulgar e compartilhar as melhores práticas de RSE;
- Mobilizar e motivar a elaboração de ações conjuntas que promovam melhorias para os negócios, a sociedade e o meio ambiente, de acordo com os conceitos de RSE e de Desenvolvimento Sustentável;
- Fomentar a criação de uma rede de parcerias comerciais entre as empresas participantes, como fornecedores de bens ou serviços, compromissados com o desenvolvimento sustentável e a RSE. Logo após sua explanação foi feito convite para que a agenda e todos os participantes pudessem fazer parte do site da Teia criando seu perfil junto à mesma, o que foi aceito pelo grupo da Agenda 21 – Macaé presente na reunião.
Logo após a palavra foi passado para a Secretária Executiva que passou alguns informes administrativos dando assim por encerrada a Reunião.