sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015



*      Reunião de Planejamento
A 1ª Reunião de Planejamento de 2015 da Agenda será no dia 03 de março  -  terça-feira, às 17 horas no auditório do Edifício Ouro Negro no 1º andar. A reunião deverá tratar da Apresentação da nova Coordenadoria da Agenda 21 - Macaé, apresentação do Plano de Ação 2015, elaboração de um Fórum de Preservação de nascentes e mananciais em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente.

*      RPPN Mário e Alba Corral
Foi realizada no dia 25 de fevereiro uma Visita a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Mario e Alba Corral.

Recepcionados pela Srª Thaís Corral, filha de nossa querida Alba Corral, o Sr. Waldir Seixas Marcolino Neto e Alessandra Bitencourt, da Coordenadoria da Agenda 21 Macaé e o Sr. Vicente klonowski, da Secretaria Municipal de Ambiente.

Com o objetivo de dar continuidade as parcerias a Srª Thaís Corral, mostrou a nova construção de uma cozinha em fase de acabamentos e uma casa de Farinha com valor histórico e cultural para a região, que  em funcionamento, poderá atender aos produtores da região para o beneficiamento da mandioca. Durante a visita, foi realizada uma caminhada à Cachoeira.

A RPPN tem como missão consolidar-se como um espaço de educação ambiental para as escolas, jovens pesquisadores e para pessoas amantes da natureza, um antigo sonho de Dona Alba: transformar o sítio que ela tanto amava num espaço de crescimento pessoal e educação ambiental acessível a todos.

Síntese de atividades

*     24/02
Reunião com a Srª Thaís Corral sobre a visita à RPPN Mário e Alba Corral
*      25/02
Visita a RPPN  Mário e Alba Corral para dar continuidade a parceria.
*      26/02
Reunião com a Empresa Master com o objetivo de buscar parcerias para RPPN Mário e Alba Corral.
*      27/02
Café da manhã CPG




*      RPPN Mário e Alba Corral
No dia 27 de janeiro, terça-feira, às 10 hs, o Coordenador da Agenda 21 Macaé, Sr Waldir Neto se reuniu com a Srª Thaís Corral. Propôs dar continuidade ao trabalho de D. Alba Corral, e com a finalidade de atualizar as ações realizadas na RPPN coordenada pela  Agenda 21 Macaé, com o apoio da Prefeitura Municipal foi agendada uma visita, prevista para o dia 23 de fevereiro.

*      Fomento à Produção de mudas nativas
No dia 28 de janeiro, quarta-feira, às 10 hs, o Coordenador da Agenda 21 Macaé, Sr Waldir Neto se reuniu com a Srª Alessandra Veloso, Engenheira Florestal da Secretaria Municipal de Ambiente com a finalidade de atualizar as demandas previstas:  entrar em contato com a Drª Juliana Muller Freitas, da Embrapa, levantamento das mudas exigidas nos processos de licenciamento e arborização urbana, visita ao Viveiro de Silva Jardim.

Breve relato
 Entrar em contato com a Drª Juliana Muller Freitas, da Embrapa
 Alessandra Veloso relata que não conseguiu o contato com a Drª Juliana Muller Freitas, da Embrapa ficando de acordo então, para a Coordenadoria da Agenda 21 Macaé, entrar em contato para agendar uma reunião prévia.

Levantamento das mudas exigidas nos processos de licenciamento
Alessandra Veloso informa que já está realizando o levantamento nos processos de licenciamento, porém o levantamento nos processos de arborização urbana, está com a Coordenadoria de Arborização. 

Visita ao Viveiro de Silva Jardim
Maior viveiro do Estado do Rio de Janeiro - Alessandra Veloso entrará em contato com a finalidade de agendar a visita.

*      Preservação de nascentes e Fomento à produção de mudas nativas
A fim de alinhar as discussões no dia 28 de janeiro, quarta-feira, às 11 hs, o Coordenador da Agenda 21 Macaé, Sr Waldir Neto se reuniu com o Sr. Gerson Lucas, secretário Municipal de Ambiente, o Sr. Fernando Horta, subsecretário Municipal de Ambiente e o Sr. Guilherme Sardenberg, Coordenador.
Após debaterem sobre os assuntos, ficou  programado com ambas as partes se unirem com a finalidade de um levantamento para a realização do Fórum de debates com os temas de Preservação de nascentes "Segurança hídrica e Fomento à Produção de mudas nativas" em parcerias.

*      Recebendo o bastão
Com o intuito de receber as pastas internas da Agenda 21 Macaé,  o Sr. Waldir Neto se reuniu com o Sr. Fernando Marcelo, ex Coordenador da Agenda 21 possibilitando dar continuidade no Plano de ação estabelecido e aprovado pelo Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé.

Síntese de atividades
27/01 - Reunião com Srª Thaís Corral - RPPN
28/01 - Reunião com secretário de Ambiente, Sr. Gerson Lucas, subsecretário de Ambiente, Sr. Fernando Horta, Srª Alessandra Veloso e o Sr. Guilherme Sardenberg, técnicos da mesma secretaria sobre o projeto de Produção de Mudas Nativas e Proteção de Nascentes.
29/01 - Café da manhã CPG
- Reunião com Fernando Marcelo sobre Agenda 21 Macaé