sexta-feira, 29 de abril de 2016


Reunião de Planejamento

Acréscimo de Pauta: 4ª Reunião de Planejamento de 2016.

Lembramos da nossa 4ª Reunião de Planejamento de 2016,  no dia 03 de maio, terça-feira, às 17 h no auditório do Centro Administrativo Luís Osório - Cealo, 1º andar (antigo Hotel Ouro Negro), com acréscimo de pauta a seguir:

- Apresentação sobre a realização da IX Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos

- Apresentação do Relatório Final do Curso Básico para Capacitação de Conselheiros Municipais, atendendo a uma etapa do Plano de ação da Agenda 21 – Macaé

- Assuntos Gerais.



Contamos com a presença de todos!!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Parque Atalaia comemora 21 anos

28/04/2016 15:09:00 - Jornalista: Comunicação Secretaria de Ambiente
Compartilhe:  
Foto de pessoas e do bolo de aniversário do Parque Atalaia
Foto: Maurício Porão
Programação foi encerrada com Caminhada Noturna
Com direito a bolo, parabéns e uma programação mais que especial, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, realizou nesta quarta-feira (27) o aniversário de 21 anos do Parque Atalaia. Diversas atividades ecológicas aconteceram na data, promovendo momentos de lazer e aprendizados a centenas de visitantes.
Criado em 1995, a partir da Lei 1.595 e regulamentado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o Parque Atalaia está localizado a 27 quilômetros do Distrito Central de Macaé. A unidade possui 235 hectares – sendo 75% de mata fechada - e tem sido cada vez mais visitada por moradores da cidade, turistas, pesquisadores, equipes acadêmicas e estudantes.

As comemorações pelos 21 anos do Parque Atalaia, situado no distrito de Córrego do Ouro, começaram pela manhã, com uma solenidade oficial e hasteamento das bandeiras. Sob orientação da equipe técnica da Secretaria de Ambiente, os estudantes fizeram uma caminhada por uma das trilhas do parque, conhecendo, na prática, a riqueza do ecossistema local.

Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas sustentáveis: produção de objetos com materiais reciclados e a construção de um forno solar, utilizando caixa de papelão e papel alumínio. A Guarda Ambiental de Macaé, acompanhado pela equipe de Fauna Silvestre da Sema, fez a reintrodução de duas serpentes (jiboia) na natureza, despertando nas pessoas a importância de se preservar o meio ambiente.

Pela manhã, ao término das atividades, um canto de “Parabéns pra Você” foi entoado para o Parque Atalaia. Os participantes ainda foram contemplados com uma lembrança especial: um kit contendo sabão pastoso, produzido a partir de óleo vegetal reciclado, e sementes de Palmeira Jussara.

“O Parque Atalaia é muito importante para o município e seu meio ambiente. Agradecemos a participação de todos no evento e vamos continuar trabalhando para que este seja um espaço cada vez mais utilizado pela população”, afirmou o Secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.

À noite, a tradicional “Caminhada Noturna” foi realizada com sucesso. Sob a orientação do subsecretário e biólogo Henrique Abrahão Charles, onde os visitantes foram conduzidos por trilhas dentro do parque, observando a atividade noturna dos animais, insetos e plantas. Munidos de lanternas e máquinas fotográficas, os participantes ficaram encantados com o espetáculo proporcionado pela natureza.

A programação de aniversário do Parque Atalaia foi organizada pela Secretaria de Ambiente e contou com a parceria das Secretarias de Educação, Ordem Pública (Guarda Ambiental), Desenvolvimento Social (Centro de Referência da Mulher Pérola Benjamim Bechara), Fundação Macaé de Cultura (Solar dos Mellos) e Defesa Civil.

O Parque Atalaia está aberto para visitação de quarta-feira a domingo, das 9 às 16 horas.

Parque Atalaia: um paraíso que deve ser valorizado

Parque Atalaia: um paraíso que deve ser valorizado

quarta-feira, 27 de abril de 2016


Reunião de Planejamento

A  4ª Reunião de Planejamento de 2016, será  no dia 03 de maio – terça-feira, às 17 h no auditório do Centro Administrativo Luís Osório - Cealo, 1º andar (antigo Hotel Ouro Negro), com a pauta a seguir:

- Apresentação sobre a realização da IX Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos


- Assuntos Gerais.



Contamos com a presença de todos!!

terça-feira, 26 de abril de 2016

Ambiente prepara celebração de 21 anos do Parque Atalaia

19/04/2016 10:05:00 - Jornalista: Comunicação Sema
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de uma cabana apoiada por pilares de madeira
Foto: Rogério Peccioli
Aniversário da unidade, criada na década de 90, contará com atividades de educação ambiental e serviços sociais
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, vai celebrar no dia 27 o aniversário de 21 anos do Parque Natural Municipal Atalaia. Localizado no Distrito de Córrego do Ouro, o Parque é uma das unidades ambientais mais importantes da cidade, abrigando em sua extensão vasta diversidade de fauna e flora.
Para comemorar este aniversário, a Secretaria de Ambiente preparou uma programação especial para receber um grande número de visitantes. A intenção é oferecer o Parque não só como um ambiente de lazer e entretenimento, mas também como campo para aprendizado sobre preservação e cuidado com a natureza.

Nos turnos da manhã e da tarde, crianças da rede municipal – de escolas indicadas pela Secretaria de Educação - e os cidadãos (que estiverem visitando o Parque) serão recepcionados para atividades como trilha de curto trajeto, palestra sobre preservação do meio ambiente e uma oficina com material reciclado.

À noite, às 18 horas, o biólogo Henrique Abrahão Charles irá conduzir a 5ª Edição da “Caminhada Noturna”, evento considerado tradicional no Parque Atalaia. O principal objetivo da caminhada é proporcionar um olhar diferenciado sobre o ambiente, observando a rotina da fauna local no período noturno.

“Preparamos uma programação especial em celebração ao aniversário do Parque Atalaia, para marcar esta importante data. Queremos que o cidadão se sinta prestigiado e presenteado, uma vez que o Parque é de todos nós”, afirmou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, reforçando que todos os cidadãos estão convidados a participar das festividades.

O Parque Atalaia está localizado às margens da RJ-162, estrada que liga Córrego do Ouro à Bicuda. O local funciona para visitação de quarta-feira a domingo, de 9 às 16h.