quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Informativo nº 2 - Fevereiro de 2014












Condomínio Industrial Bela Vista

Tendo em vista a participação de representante desta Agenda 21 na Audiência Pública do processo de licenciamento do Condomínio Industrial Bela Vista, com cerca de 3 milhões de m2,  previsto para ser instalado próximo ao Parque de Tubos, dentro da bacia Hidrográfica da Lagoa de Imboassica, reproduzimos resumidamente nossa intervenção na referida audiência.

A exemplo do que também foi colocado pelas representantes do Instituto Visão Sócio ambiental e da Casa do Caminho, Bernadete e Dominique, lamentamos que este empreendimento estivesse sendo licenciado sobre área tão sensível, havendo áreas mais apropriadas por já estarem degradadas próximas à BR 101.

Na oportunidade também foi lembrado a importância do processo de revisão do Plano Diretor, uma vez que, contrariamente ao que foi recomendado pela Agenda 21 na época da elaboração do atual Plano Diretor, uma grande área dentro da bacia do rio Imboassica foi aprovada como zona industrial, legitimando propostas de grandes empreendimentos no local. Diante disso foi lembrada a importância da participação na revisão do Plano Diretor prevista para acontecer este ano, para evitar distorções do gênero, uma vez que há anos que se recomenda que a cidade cresça em direção à BR 101, em especial, empreendimentos ligados à indústria do Petróleo.

Sobre aspectos ligados à mobilidade, foi contestada a informação dada pelo empreendedor de que a Av. Amaral Peixoto absorveria sem problemas cerca de 230 veículos por hora adicionais, recomendando a construção de nova via de acesso que não estrangulasse ainda mais a referida Avenida.

Da mesma forma foi mostrada preocupação com questões ligadas à drenagem, havendo a recomendação para alinhamento com os estudos atualmente em desenvolvimento por parte do poder público municipal para referenciamento dos trabalhos de revisão do Plano Diretor.

Quanto às contrapartidas ambientais, lembramos que não há nenhuma garantia de que sejam aplicadas na própria bacia, já que há histórico de direcionamentos destes recursos em outras áreas, até mesmo em outras cidades, devido a influências políticas. Sobre isso, recomendamos à mesa que, considerando a fragilidade da região onde se pretende instalar o empreendimento, haja a garantia de aplicação dos recursos de contrapartidas ambientais na própria bacia hidrográfica do rio Imboassica.

Lembramos que há processo para transformação de toda a bacia do rio Imboassica em uma unidade de conservação e que o empreendedor deverá se comprometer em apoiá-la e mantê-la, alocando os recursos necessários para tal.


Síntese da reunião de Planejamento do dia 4 de fevereiro

GT Ouvidoria – Abordou duas questões principais: os sucessivos incêndios na Praia do Pecado, e o possível envolvimento do proprietário no ilícito, uma vez que o vigilante da área foi flagrado ateando fogo sobre a restinga. Foi informado que a Sema abriu processo contra o proprietário tendo em vista o ocorrido.

Balneabilidade da Lagoa de Imboassica – Em resposta à denúncia de que não há placa na Lagoa sobre sua balneabilidade, motivando seu uso por banhistas, apuramos que as últimas análises feitas pelo INEA, a consideram própria para o banho, ficando a Agenda de fazer contato com a Sema e o INEA para a confirmação da informação.


Orçamento
Foi informado o orçamento aprovado para o funcionamento da Agenda 21 em 2014 e debatida sua real aplicação conforme abaixo:

- Levantamento de projetos sustentáveis ......................... 11.841,64  (Seminários)
- Controle social ................................................................ 23.683,27  (Gestão de dados – orçamento X deliberações de fóruns participativos X ações previstas no Plano Diretor)
- Estruturação de processos participativos ......................    7.894,43 (Estruturação de mídia on line a ser definida)


Indicações para a revisão do Plano Diretor

Foram aprovadas as indicações a seguir para a composição das câmaras temáticas de revisão do PD:

Desenvolvimento Econômico
Titular: Dermeval Porto Maciel  (RT Léa)
Suplente: Cícero Figueiró (OADs)
Extra: Jorge Barcelos (Colônia de Pescadores)

Meio Ambiente
Titular: Bernadete Vasconcelos (Instituto Visão Sócioambiental)
Suplente: Dominick Werneck (Casa do Caminho)

Políticas sociais e Culturais
Titular: Marcelo Puertas Tavares (Gabinete do Vice-Prefeito)
Suplente: Paulo Sérgio Carvalho de Barcelos (AFA)
Extra: Paulo Moraes Barbosa (Instituto Vida Sustentável)

Mobilidade Urbana
Titular: Paulo Sérgio Carvalho de Barcelos (AFA)
Suplente: Dirant M. Ferraz (Associação Granja dos Cavaleiros)

Gestão Democrática e Controle do Plano Diretor
Coordenação Titular: Fernando Marcelo Manhães Tavares (Agenda 21)
Coordenação Suplente: Henrique Emery (Agenda 21)
Extra: Rômulo Campos (Coordenação do Plano Diretor)

·        * Foram enviados ofícios a todos os conselhos municipais para indicação de representantes para esta Câmara Temática