quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Conselheiros municipais participam de curso de capacitação

Conselheiros municipais participam de curso de capacitação

21/01/2016 16:58:00 - Jornalista: Equipe Agenda 21
Compartilhe:  




Nesta quarta-feira (20), teve início, na Casa dos Conselhos, o curso básico para capacitação de conselheiros municipais desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Agenda 21, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), com o apoio da Câmara Municipal, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Movimento Amigos da AFA e outros parceiros.

Os 34 cursistas foram recebidos pelos organizadores que falaram da importância de fortalecer e integrar os mecanismos de controle social no município. Na abertura do Módulo, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampaio, enfatizou a importância do curso e o empenho da equipe executora para sua realização. Já o coordenador da Agenda 21, Waldir Neto, falou sobre as parcerias estabelecidas para a realização do Curso e o representante da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), Marco Ferreira Lopes, apontou que além de certificar, o Cetep ampliará sua participação no curso.

Representando o Movimento Amigos da AFA, Dominick Werneck disponibilizou o espaço e ferramentas para as saídas de campo previstas. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Sérgio Barcellos, informou que a coordenação do curso busca trazer profissionais que são referências nacionais em Direitos Humanos para contribuir nesse processo de capacitação.

Após a abertura, Paulo Sérgio apresentou os principais objetivos do curso, a metodologia utilizada, programação e a atividade que os cursistas realizariam. Em seguida, o grupo foi ao Morro do Santana, onde trabalharam alguns itens pertinentes complementados em outro ponto de parada, localizado no Jardim Franco (Mirante das Palmeiras). Fechando a atividade do dia, os cursistas visitaram o Galpão da Ação na localidade do Barreto. Lá, participaram de um projeto experimental, intitulado “Maquete Viva” que ampliou as informações sobre Macaé e Região. Na ocasião, foram plantadas mudas de Pau-Brasil e Ipê-roxo junto ao Canal Macaé/Campos, simbolizando a passagem do grupo pelo local.

O curso básico para capacitação de conselheiros municipais é direcionado a membros de diversos colegiados, principalmente os conselhos de Direitos. Participaram deste primeiro módulo do curso, representantes dos conselhos da Pessoa com Deficiência, Assistência Social, Criança e Adolescente, Idoso, Mulher, Meio Ambiente, Tutelar e do Fórum Permanente da Agenda 21. O próximo encontro acontecerá dia 17 de fevereiro e trabalhará “Princípios, estrutura e funcionamento dos colegiados municipais".