segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Um tributo para Alba Corral


ARTIGOS  -  AGENDA  -  FOTOS  -  CONTATO  - COMPARTILHAR

24/11/2013 - 15:11

Alba foi fundar uma Agenda 21 no céu 
 
 
O sábado (24) começou chorando em Macaé. No céu já não brilhava mais aquele azul e durante quase todo aquele dia choveu. É que a cidade tinha acabado de perder uma grande liderança, ícone de uma geração e a precursora da Agenda 21, Alba Corral. Essa figura resistente e combatente foi se juntar ao exército de Deus na sexta-feira (23) para de lá assistir o legado deixado por seus ensinamentos.

Macaense de 80 anos e mãe de três filhos - Taís, Mário e Ariel, foi empresária, vereadora, secretária de Promoção Social, agente cultural e coordenadora da Agenda 21. Alba Corral muito contribuiu para o Desenvolvimento Sustentável de Macaé.

Ela era muito querida e amada. Possuía adeptos porque repassava esperança e a perspectiva de dias melhores. Vivia sempre alegre e transmitia amor, serenidade... Era também guerreira, combatia o bom combate para buscar a paz e a justiça social. Seu espírito público e desprendimento permanente fizeram dela um exemplo de determinação, por vezes maleável para que a paz pudesse se instalar nos ambientes onde havia dissídios.

Fui testemunha, durante o tempo em que trabalhei próximo a ela na Agenda 21, do seu desprendimento das coisas materiais e do seu apego às coisas do alto, às coisas de Deus. Nos encontros de Casais com Cristo, Alba era a criatura certa para as palestras sobre mulheres que fazem a diferença para seus filhos e para o mundo... Na Agenda 21, ela sempre nos fazia acreditar num mundo melhor, com mais amor e qualidade de vida!

Sua veia ambientalista fez dela uma pessoa insistente e persistente na questão da sustentabilidade, pois, durante muitos anos conseguiu sustentar essa ideia levando-a no tempo e no espaço público. Era seguidora da Carta da Terra em sua íntegra e se preocupava com o planeta nas mãos da nova geração. Dizia sempre “Precisamos preparar os jovens para o novo paradigma que está diante de nós e instruí-los para enfrentar problemas como a prostituição, as drogas e o desemprego, entre tantos como as desigualdades sociais. Precisamos pensar global e agir local”, dizia.

O pouco tempo que trabalhei próximo a essa gestora natural de políticas públicas aprendi a amá-la e a admirá-la. Certa vez ela fixou seu olhar no meu e disse: “Você foi uma das pessoas responsáveis pela implantação do Fórum Permanente da Agenda 21. Seu artigo opinativo mostrou o caminho a ser percorrido e cobrou ação do Poder Executivo na execução das políticas públicas ambientais. Graças a Deus, o prefeito se sensibilizou e lançou o edital para a implantação do Fórum Permanente”...

Alba, você nos via com os olhos da alma! O Senhor sempre esteve contigo... Agradeço a Ele o pouco tempo que convivi ao teu lado. Vai, querida amiga, pois o Pai está te acolhendo. Tu que enfrentastes o câncer no pâncreas de forma corajosa e determinada e que, com serenidade passastes para a vida eterna!... Macaé perde, mas, Deus ganha uma aliada na luta para salvar o planeta!

Por Lourdes Acosta / jornalista profissional
Macaé, 24/11/2013.
Por divulgação