terça-feira, 27 de outubro de 2015




Fórum Permanente

6ª Reunião de Planejamento

Data: 06 /10/ 2015                 Horário: 17:00h                                          Local: ACIM

Presentes:
  • Sr. Waldir Seixas Marcolino Neto - Coordenador da Agenda 21 Macaé;
  • Srª Alessandra Bitencourt - Assessora Agenda 21 Macaé;
  • Sr. Cícero Figueiró – OADS;
  • Sr. Paulo Moraes – Instituto Vida Sustentável;
  • Alessandro Silva - Centro de Promoção Criança do Amanhã
Convidados / Visitantes
  Sr.  Alfredo - Presidente da Associação de Moradores de Jardim Vitória
Justificativas de ausências:
         Srª Carmelita Reis - SEMED -  Estava participando de uma reunião  na SEMED  para apresentação de um Programa a ser implantado ainda este ano, em toda a Rede Municipal de Educação.
 Conforme assinatura em livro.

Pauta:

-  Participação da Agenda 21 Macaé, na Revisão do Plano Diretor;

- Encaminhamento para o Gabinete do Vereador Marcel Silvano, a indicação para a realização do Curso de Conselheiros;

- Nosso espaço na Morada das Garças que deverá ser mudado.

Discursos

  -  Participação da Agenda 21 Macaé, na Revisão do Plano Diretor

O Coordenador do Fórum, Sr. Waldir informa que a Agenda 21, Coordenou a Câmara Temática de Gestão Democrática do Plano Diretor a convite do Coordenador o Sr. Glauro Franco e o Sr. Romulo Campos. Disse ainda, que a Srª Alessandra Bitencourt  da Agenda 21 Macaé, foi relatora da Câmara Temática de Gestão Democrática e da Câmara Temática de Desenvolvimento Sócio Cultural. Comenta que sentiu falta de mais participações, pois o Plano Diretor é revisado a cada 10 anos e é de grande relevância para o Município, mas graças a nossa participação, está previsto que saia do papel o PSA e a Lei do Pousio.

- Encaminhamento para o Gabinete do Vereador Marcel Silvano, a indicação para a realização do Curso de Conselheiros;

O Sr. Waldir informa que através da Reunião do Plano Diretor, solicitou ao Vereador Marcel Silvano a indicação do Curso de Conselheiros. Comenta que a Câmara Municipal às vezes devolvem dinheiro e podem fazer a indicação para o curso que tem a previsão de trazer profissionais da UFRJ. Disse que está aguardando o Vereador para informar o dia. Sr. Paulo Moraes ressalta a importância da participação dos Membros. O Sr. Waldir, informa que já solicitou ao Vereador, que avise com antecedência, justamente para enviar o convite aos Membros.


- Nosso espaço na Morada das Garças que deverá ser mudado.

A Agenda estava na Base Operacional da Lagoa, onde os roubos estavam se tornando frequentes, ao local e também a falta de segurança física com a previsão de reformas. Com a ciência da Chefe de gabinete a Srª Rachel e a autorização do Secretário de Ambiente, o Sr. Gerson Lucas Martins, a Agenda está no escritório da Imobiliária.

Informa que entrará novamente em contato com a Progem para informações referente a situação da Agenda 21 após a reestruturação Administrativa e que não foi por falta de contato, pois está a mais de dois meses tentando esse levantamento.

O Sr. Cícero Figueiró da OADS, comenta que a Agenda 21 Macaé, tem um orçamento anual de 80 mil reais que  vem do Governo Federal. O Sr. Waldir disse que vai procurar mais informações referente ao orçamento.

Assuntos gerais:

- O Sr. Paulo Moraes, convida a Agenda a participar da reunião na Semed com a pauta sobre o "Dia do Servidor" e a Criação do 1º Núcleo Difusor de Educação Ambiental da Vila do Óleo, no dia 07 de outubro de 2015, as 14hs.