quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016




Fórum Permanente

1ª Reunião de Planejamento de 2016

Data: 02 /02/2016   Horário: 17:00h às 19h10mim   Local: Auditório do Centro Administrativo Luiz Osorio - Cealo

Presentes:
  • Sr. Waldir Seixas Marcolino Neto - Coordenador da Agenda 21 Macaé;
  • Srª Alessandra Bitencourt - Assessora Agenda 21 Macaé;
  • Sr. Cícero Figueiró – OADS;
  • Srª Jane Ribeiro da Costa- Teia de Sustentabilidade
  • Sr. Marcel Silvano – Câmara Municipal de Vereadores
  • Srª Frances Barbosa – Secretaria Municipal Adunta de Gestão Estratégica - SEMAGE
  • Sr. José Carlos Félix da Silva – Semob
  • Sr. Paulo Sérgio Barcellos – Sema
  • Sr. João Carlos Flõres – Secretaria de Agricultura
  • Sr. Marcos Henrique Barcelos – Semusa – FMC
  • Srª Aristóteles Riani Costa – Cieds
Visitantes:
          Srª Stephanie Zuma Ribeiro
                 Srª Rosane Cunha do Nascimento
Justificativas de ausências:
  Sr. Dermeval Porto Maciel - RT LEA

Conforme assinatura em livro.

Pauta:
- Agradecimentos ao Exmo. Vereador Marcel Silvano pela presteza em nos atender com a Emenda Parlamentar Impositiva referente a Capacitação de Conselheiros Municipais, ao Orçamento de 2016;
 - Apresentação do Projeto: Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras da Praia Campista Macaé / RJ;
- Assuntos Gerais.

Discursos
- Agradecimentos ao Exmo. Vereador Marcel Silvano pela presteza em nos atender com a Emenda Parlamentar Impositiva referente a Capacitação de Conselheiros Municipais, ao Orçamento de 2016;
Nesta terça-feira (02/02) aconteceu no auditório do Centro Administrativo, Luís Osório (Ed. Ouro Negro), 1º andar, a 1ª Reunião de Planejamento de 2016, do Fórum Permanente da Agenda 21, onde a pauta seguiu com a, Apresentação do Projeto: Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras da Praia Campista Macaé / RJ; Agradecimentos ao Exmo. Vereador Marcel Silvano pela presteza em nos atender com a Emenda Parlamentar Impositiva referente a Capacitação de Conselheiros Municipais, ao Orçamento de 2016 e Assuntos Gerais.
O Coordenador da Agenda 21, agradeceu a Câmara de Vereadores na pessoa do Vereador Marcel Silvano, ao qual encaminhou uma Emenda Impositiva do Orçamento de 2016, para o “Curso Básico de Capacitação de Conselheiros Municipais ”, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Macaé,  Secretaria Municipal de Ambiente, através da Agenda 21, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e CETEP, com o apoio da Câmara Municipal em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Movimento Amigos da AFA e outros parceiros. Aproveitou para agradecer ao vereador a disponibilidade da parceria com o Fórum Permanente da Agenda 21,  por sua presença nas nossas reuniões onde fomentamos Projetos para o Município de Macaé. O Curso Básico para Capacitação de Conselheiros Municipais está sendo direcionado para membros de diversos Colegiados, principalmente os Conselhos de Direitos. Participaram do primeiro Módulo do Curso, representantes dos Conselhos da Pessoa com Deficiência, Assistência Social, Criança e Adolescente, Idoso, Mulher, Meio Ambiente, além de representantes do Conselho Tutelar e Fórum Permanente da Agenda 21. O próximo encontro acontecerá em 17 de fevereiro e trabalhará “PRINCÍPIOS, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS COLEGIADOS MUNICIPAIS”.

- Apresentação do Projeto: Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras da Praia Campista Macaé / RJ;

O Coordenador passou para a Apresentação em pauta, o projeto Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras da Praia Campista Macaé / RJ onde a ambientalista, pedagoga, Jane Ribeiro da Costa agradeceu a Coordenadoria da Agenda 21 à oportunidade dada ao projeto para apresentar o seu trabalho que acontece desde Janeiro de 2015. O Escola Viveiro é uma bandeira levantada pela ambientalista em prol da proteção e conservação do habitat das Corujas Buraqueiras, espécie na vista de extinção nas áreas costeiras na Praia Campista Macaé / RJ. Um Projeto de amor ao lugar que vivemos; aquilo que se faz; a natureza; a nossa própria vida. O nome do Projeto nasceu a partir da necessidade de proteção das corujas. A coruja é da família Strigidae; da ordem Strigiformes, ave selvagem de rapina, animal noturno associado à busca do conhecimento. Compõem cadeia alimentar, carnívora e insetívora. Elas são milenares, soberanas, papel importante no equilíbrio dos ecossistemas. O Projeto desenvolve o trabalho de conscientização sobre a importância da preservação deste habitat como espaço de vivência das corujas e outros animais. Diz que veste a camisa das corujas para ensinar que aquelas aves tão belas eram queridas. A sensibilização é um paço para o caminhar no sentido de despertar para a vida. É também objetivo do projeto fazer repensar o planejamento da Cidade, a arquitetura do espaço urbano e programas de manutenção. Chama a atenção o exercício das leis sobre o Cerol (pipas). A importância que se dá ao comerciante de coco que deve se tornar não apenas um comerciante, mas um guardião do meio ambiente. Nas idéias do Escola Viveiro a Céu Aberto também contem a construção de um monumento com a família das corujas buraqueiras e um chafariz para que as aves e lagartos não passem cede. Diz que há necessidade de Educação Ambiental (Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras da Praia Campista Macaé / RJ), oficinas e esportes. Agradece ao padrinho do projeto, o Dr. Julio Cesar Ribeiro, delegado da Policia Federal, que através do seu gesto, chama as autoridades à fazerem. Não adianta falar de calor se nada fazemos.
Foi apresentado um vídeo com imagens que sensibilizam a população. Como nesse momento o vereador Marcel Silvano estava presente, a pedagoga Jane fez um convite a ele para que junto a outros vereadores estude as leis necessárias para a melhoria. Agradeceu e desejou um Feliz 2016 para toda a nossa Cidade de Macaé.

Assuntos Gerais e comentários:

O Sr. José Carlos Félix da Silva, da Semob, disse que como Biólogo, Macaense e Profesor, nunca percebeu as Corujas nesta localidade e elogia a Srª Jane e a Agenda 21, pois é tão simples conseguir passar o conhecimento de tamanha importância para todos.

A Srª Rosane Cunha do Nascimento, visitante, morada do Frade, parabeniza a Srª Jane pela apresentação e diz até então desconhecia as corujas buraqueiras na Praia Campista. Disse também que no Frade existe uma área desapropriada pela Prefeitura em 2009 próximo ao Rio São Pedro que se chama Paineira, só que existe uma cerca, neste rio. Comenta que está tentando tirar esta cerca há 5 anos  e que tem um processo de 300 páginas, desde de 2011 (75272/2011) relatando também que fez um documento no COMMADS.

O Coordenador então, se coloca à disposição em verificar onde se encontra esse processo.