quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Relatório da 7ª Reunião de Planejamento de 2014




Fórum Permanente

Relatório da 7ª Reunião de  Planejamento de 2014
Data: 02/09/2014             Horário: 17:00h                  Local: Auditório Cealo (Edificio Ouro Negro)
Presentes:
·                                 Sr. Fernando Marcelo Manhães Tavares - Coordenador da Agenda 21 Macaé;
·                                 Srª Alessandra Bitencourt - Assessora da Agenda 21 Macaé;
·                                 Srª Jane da Ribeiro da Costa – Teia de Sustentabilidade;
·                                 Sr. Cícero Figueiró – OADS;
·                                 Sr. Paulo Sérgio Barcellos de Carvalho - Secretaria Municipal de Ambiente;
·                                 Sr. Dirant M. Ferraz – Associação de Moradores da Granja dos Cavaleiros;
·                                 Sr. Alessandro Silva – CPSCA
·                                 Sr. João Carlos Flores – Secretaria Municipal de Agroeconomia
·                                 Sra. Carmelita – Secretaria Municipal de Educação

Conforme assinatura em livro.
                                                     
Pauta:
- Reunião do GT organizador do evento sobre Licenciamento Ambiental para definição da programação, parceiros, palestrantes, data e local do evento
- Recebimento das propostas selecionadas das “Oficinas para a Sustentabilidade”
 - Informes gerais.
Discussões

Reunião do GT organizador do evento sobre Licenciamento Ambiental para definição da programação, parceiros, palestrantes, data e local do evento

Após debate sobre qual deveria ser o formato e o foco do evento, houve consenso entre os participantes da reunião, que o evento deverá ser realizado em um dia, no final do mês de novembro com formato de seminário, com o objetivo de levantar as deficiências do processo de licenciamento ambiental e conseqüente levantamento de propostas para melhoria do processo, já sendo pontuadas cinco questões importantes: 1) Melhor esclarecimento sobre as competências das três esferas; 2) O papel do Conselho Ambiental (Commads) no processo de licenciamento; 3) Transparência e envolvimento da sociedade no processo; 4) Fragmentação das atividades licenciadas; 5) Visão geral do sistema.
Ficou definido a necessidade da participação de representantes do Commads, da Sema, do Inea e do Ibama, além de representante do meio empresarial no evento, com o objetivo de confrontar as diversas posições e sensibilizar ambas as partes do processo de licenciamento; o licenciado e o licenciador.
O público alvo ficou definido como sendo o próprio Fórum, que sintetizaria as principais questões levantadas no evento para proposições junto ao poder público, técnicos da área de meio ambiente, academia, meio empresarial e sociedade civil através de suas organizações representativas.
Foram sugeridos os nomes de Rogério Rocco, Ricardo Zouein e professor Gusmão para as palestras mais críticas, além de representantes do Instituto Acatu, do Inea/Ceca, Sema, Ibama e Firjan.
 Nome sugerido para o evento foi “Licenciamento Ambiental – Qual a nossa realidade” que foi bem aceito por todos os participantes da reunião.
Ficou definido o dia 10/09 na sede da Agenda, a próxima reunião do GT que já deverá contar com a participação dos parceiros Commads e Sema para colaborar no processo de organização do evento.

*Anexo os grupos de trabalho e planilha de controle de deliberações

- Recebimento das propostas elencadas nas “Oficinas para a Sustentabilidade”
Não houve entrega de propostas por parte dos representantes das comissões, ficando definido o envio por Ofício das propostas para a Gerência do Plano Diretor para que possam integrar o texto base das comissões revisoras, devendo os representantes da Agenda nas comissões exercer o controle sobre as propostas, trabalhando com o conjunto total das propostas elencadas nas “Oficinas para a Cidadania” com destaque para aquelas condizentes com os temas de cada Comissão.

- Informes gerais.
Foi mais uma vez informado o endereço do novo site da agenda (www.agenda21macae.comunidades.net), sendo esclarecido que todas as informações sobre a Agenda 21 estão disponibilizadas, faltando apenas o fórum de discussões, recurso não disponível no sistema onde foi construído o site gratuitamente. O Sr. Cícero informou a disposição da OADS e da empresa RT Léa, de custear a construção de um novo site com todos os recursos. Foi explicado que o processo de construção do site atual, serve como pré-produção para o site definitivo, já que todos os conteúdos estão organizados, simplificando e barateando os serviços. Todos ficaram de fazer propostas para melhoria do site atual para que fique referenciado os serviços a serem feitos junto à empresa que fará o site novo.


Datas das próximas reuniões
GT evento licenciamento: 10/09/14 na sede da Agenda

8ª Reunião de Planejamento de 2014: 07/10/2014  às 17:00h   Local: Auditório do Cealo