terça-feira, 14 de junho de 2016


Fórum Permanente
 
5ª Reunião de Planejamento

 

Data: 07/06/2016            Horário: 17:00h        Local: Auditório Cealo (Edificio Ouro Negro)
 
Presentes:
  • Srª Alessandra Bitencourt – Secretaria Municipal de Ambiente /Agenda 21;
  • Sr. Paulo Sérgio Barcelos de Carvalho – Secretaria Municipal de Ambiente
  • Sr. Antônio Pessanha – Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Estratégia
  • Dirant Ferraz – Associação de Moradores da Granja dos Cavaleiros
  • Srª Jane Ribeiro da Costa - Teia de Sustentabilidades
  • Aristóteles José Riani Costa (Tote) – Teia de Sustentabilidade
  • Sr. Cícero Figeuiró – OADS
Visitantes / Convidado:
§  Sr. Silva – Morador do bairro Mirante da Lagoa
Justificativas de ausências:
§  Sr. Waldir Marcolino Neto – Coordenador da Agenda 21 – Motivo: Licença paternidade
§  Srª Angélica Oliveira Carvalho – Secretaria Municipal de Ordem Pública: outro compromisso assumido na Secretaria.

 

Pauta:
Discussão referente a novas pautas e o local para a realização das próximas reuniões de Planejamento do Fórum Permanente da Agenda 21.
 
- Apresentação com  a Pedagoga  Jane Ribeiro, idealizadora da Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras da Praia Campista - Macaé/RJ sobre o bairro Mirante da Lagoa (Lagoa de Imboassica). O que podemos fazer pelo nosso bairro?

- Assuntos Gerais.
Discursos:
A Srª Alessandra Bitencourt, justifica a ausência do Coordenador do Fórum Sr. Waldir, devido estar em período de licença paternidade. Após, passa para a Apresentação sobre o bairro Mirante da Lagoa (Lagoa de Imboassica). - O que podemos fazer pelo nosso bairro? Realizada pela Srª Jane Ribeiro da Costa - Teia de Sustentabilidade, que agradeceu a todos pela presença. Segue, com o histórico do local referente à Política do bairro; Educação; Atitude, esclarecendo que o Mirante não é condomínio e sim um bairro. Dando continuidade, segue com as reivindicações abaixo citadas:
Solicitações:
§  Proteção fixa para os píeres
§  Placas de informações
§  Serviço de limpeza adequado à preservação e manutenção
Propostas:
§  Adequar local de lixeiras.
§  Definir limpeza do bairro como um local de área de preservação ambiental.
§  Construção de um inventário que trabalhe interligado com o poder público para acelerar auxilio a população e gerar novos meios de renda.
§  Preservação dos animais silvestres da área e animais domésticos.
§  Escolas abertas com práticas vivenciais em áreas de interesse ambiental no bairro/cidade, tais como lagoa, rios, praia e reservas.
§  Locais para alongamentos pós caminhada
O Sr. Dirant Ferraz – Associação de Moradores da Granja dos Cavaleiros, sugeriu a Srª Jane que todos os pontos destacados fossem levados a Associação de moradores, onde pode ser realizada uma parceria com empresas. A Srª Jane, diz que fez solicitações, ao invéis de denúncias e que não precisa levar  para a Associação de Moradores para que aconteça. Comenta sobre a Agenda 21 que é um espaço que conquistou. O Sr. Silva, morador do bairro destaca uma estimativa de que 70%  dos moradores, são de fora em imóveis alugados e somente 30% são realmente moradores fixos e por isso sente dificuldade de presença dos moradores nas reuniões, onde acha de grande relevância a participação de todos, sugerindo mais atrações para tirar as pessoas de dentro de suas casas e comenta sobre uma Ata da Reunião de Moradores com três pedidos à ser entregue.
Assuntos gerais:
§   Processo de denúncia realizada no protocolo da Secretaria Municipal de Ambiente, nº 70962/2016 (06/05)
Obs: A palestra se estendeu até às 19h15min, ficando para a próxima reunião de planejamento a pauta: - Discussão referente a novas pautas e o local para a realização das próximas reuniões de Planejamento do Fórum Permanente da Agenda 21.