sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bolsa Verde vai negociar crédito florestal

Autor(es): agência o globo:
O Globo - 03/05/2012

SÃO PAULO. A um mês do início da Rio+20, a Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio) abriu ontem inscrições para os interessados em participar do mercado de créditos florestais, que poderão ser usados por proprietários de áreas rurais para enquadramento no Código Florestal brasileiro. A legislação florestal brasileira exige que proprietários rurais conservem parte da cobertura vegetal original, chamada de reserva legal. O tamanho dessa reserva varia de lugar para lugar, dependendo do bioma.
Segundo a BVRio, a lei permite que aquele que possui cobertura de floresta acima do exigido transforme o excesso em Créditos de Reserva Legal (CRLs). E a bolsa pretende estabelecer um ambiente em que esses créditos possam ser negociados. Assim, um proprietário rural que possui área florestal abaixo do exigido por lei poderia adquirir os créditos para regularizar sua situação junto ao código florestal. Segundo a bolsa, essa modalidade é mais simples do que o proprietário partir para a recuperação da cobertura vegetal.
"A BVRio está iniciando um sistema de registro de intenções de compra e venda de CRLs, permitindo a participantes adquirir melhor conhecimento do mercado antes de decidirem participar", informou a entidade em comunicado. O segundo passo será o lançamento de contratos de criação e venda de CRLs.
Pedro Moura Costa, presidente-executivo da BVRio, disse que, apesar da previsão legal desde 1996 de que proprietários poderiam usar os CRLs para regularizarem suas situações, pouquíssimos negócios desse tipo foram realizados até hoje.
A BVRio terá ainda um ambiente para a negociação dos créditos de carbono. Os CRLs e os créditos de carbono estarão entre os principais temas em discussão na Rio+20, entre os dias 20 e 22 de junho, como forma de reduzir as emissões de CO2 e outros gases do efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário