quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Agenda 21 aprova ações para 2014





Em reunião de sua plenária no dia 17 de Dezembro, o Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé debateu e aprovou seu Plano de Ação para o próximo ano, envolvendo capacitação, criação de Grupos de Trabalho (GT), participação em eventos, realização de seminários, além do desdobramento das ações relativas aos temas tratados pelas Oficinas para a Sustentabilidade em 2013.

A reunião contou com a participação de representante da Coordenadoria do Plano Diretor que explicou aos membros do Fórum a metodologia a ser utilizada para a revisão do Plano Diretor Municipal, e as formas de participação no processo. A Agenda 21 deverá coordenar uma comissão e ter assento em mais três: Controle social, Meio Ambiente, Políticas Sociais e Culturais e Desenvolvimento Econômico, respectivamente. O Fórum já vem debatendo idéias para esta revisão através das Oficinas para a Sustentabilidade estando disponível para leitura e sugestões no Blog da entidadeagenda21macae.blogspot.com.br.

O Plano de Ação aprovado prevê a criação de mais quatro GTs no próximo ano: Ouvidoria, Agenda 21 nas Escolas, Controle Social, e Revisão de Estatuto e Regimento Interno. Sendo que está em andamento os trabalhos do GT de Mudas Nativas que atua no sentido de articular o desenvolvimento da cadeia produtiva de mudas nativas para reflorestamento, atendendo às necessidades de revitalização de bacias hidrográficas e de arborização urbana.

Ações para a capacitação do Fórum e para maior integração com os outros Fóruns de Agenda 21 existentes no Estado também estão previstas no Plano de Ação, alem do incremento da comunicação externa e entre os membros do Fórum.



No início do evento foi feita uma homenagem à Sra. Alda Corral, a Dona Alba, falecida no mês de novembro e que dedicou parte de sua existência às ações sociais e à sustentabilidade em todos os níveis, principalmente através da Agenda 21 Local que ajudou a criar e a ela ficou ligada até os últimas dias de sua vida.


O projetos em desenvolvimento pela Agenda 21 Macaé podem ser conhecidos em seu blog, já informado. Mais informações podem ser obtidas pelo Tel. (22) 2796.1144.

Nenhum comentário:

Postar um comentário