terça-feira, 15 de julho de 2014

Relatório da 5ª Reunião de Planejamento



Fórum Permanente

5ª Reunião de  Planejamento

Data: 07/07/2014             Horário: 17:00h                  Local: Auditóro Cealo (Edificio Ouro Negro)
Presentes:
  • Sr. Fernando Marcelo Manhães Tavares - Coordenador da Agenda 21 Macaé:
  • Srª Alessandra Bitencourt - Assessora da Agenda 21 Macaé:
  • Srª Rafaela da Silveira Pezarino – Commads;
  • Srª Jane da Ribeiro da Costa – Teia de Sustentabilidade;
  • Sr. Jorge Barcelos (“Tio Jorge”) – Colônia de Pescadores;
  • Sr. Cícero Figueiró – OADS;
  • Sr. Paulo Sérgio Barcellos de Carvalho - Secretaria Municipal de Ambiente;
  • Sr. Alessandro da Silva - Centro de Promoção Criança do Amanhã;
Visitantes:
  • Sr. Alberto Costa – Tribunal de Jsustiça
  • Sr. Marcus Artêmio Lopes Macedo – Funcionário da Secretaria Municipal de Ambiente;
  • Sr. Ricardo Meirelles - ;
  • Srª Ingrid Stigger – Participante na Criação do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia.

Conforme assinatura em livro.
                                                     
Pauta:
 - definição da pauta da 1ª Reunião Ordinária de 2014 a ser realizada ainda no mês de julho;
 - análise do despacho da Presidência do Fórum sobre a solicitação de convocação de reunião extraordinária por membros da Plenária;
 - Informes gerais.
Discussões
- definição da pauta da 1ª Reunião Ordinária de 2014 a ser realizada ainda no mês de julho;
- Aprovação da Ata da 2ª Reunião Ordinária de 2013

- Apresentação do Relatório semestral de Atividades da Coordenadoria da Agenda 21 Macaé

- Aprovação das propostas colhidas nas “Oficinas para a Sustentabilidade” para a Revisão do Plano Diretor

- Avaliação, aprovação e constituição dos Grupos de Trabalhos (GTs) indicados na reunião de planejamento de 07.07.14, a saber:

            - Grupo de Trabalho da Revisão do Plano Diretor;
            - Grupo de Trabalho para organização de evento sobre licenciamento ambiental;
            - Grupo de Trabalho para revisão do Estatuto e Regimento Interno do Fórum;

- Informes gerais.







 - análise do despacho da Presidência do Fórum sobre a solicitação de convocação de reunião extraordinária por membros da Plenária;
O Coordenador da Agenda 21, Sr Fernando Marcelo, faz a leitura do processo.
Despacho do Vice-Presidente do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé:
“Em resposta ao Ofício nº 518, de 18 de junho de 2014, que originou os autos do processo administrativo de nº 22.001/2014, encaminhando solicitação de membros da Plenária para convocação emergencial de reunião extraordinária do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé, informa seu indeferimento com base no exposto em despacho de fls. 05/09 anexo ao processo.

Entendendo, no entanto, ser possível acolher em parte a solicitação, adaptando-a às atribuições estatutárias e regimentais do Fórum, descaracterizando o regime emergencial para convocação de reunião extraordinária, propondo a criação de um Grupo de Trabalho na próxima reunião Ordinária para a organização de evento que aborde de forma sistêmica o licenciamento ambiental em nossa cidade, com apresentação de casos, debates, palestras, e que resulte em proposições que visem a melhoria do processo. Assim,  solicito à Coordenadoria que providencie a realização da primeira Reunião Ordinária de 2014 para o mês de julho, incluindo a pauta proposta, dando amplo conhecimento desta decisão aos membros do Fórum.”

Srª Rafaela da Silveira Pezarino, do Commads comenta que estava previsto a revisão do Decreto 090/2002  que “ Dispõe sobre a regulamentação do Licenciamento Ambiental e do Cadastro Ambiental”. Sr. Fernando Marcelo sugere a Rafaela que haja  uma integração do setor de licenciamento da Sema ao evento do Licenciamento.

A Srª Ingrid Stigger, sem representação no Fórum, diz que não interessa a criação de um GT de licenciamento e que o indeferimento fere o Regimento, argumento rebatido pelo Coordenador Fernando Marcelo, sugerindo a leitura do Estatuto, do Regimento e do parecer jurídico, dizendo ainda que a sugestão para a organização de um evento do gênero, partiu da presidência do Fórum como forma de adaptar a solicitação de Reunião Extraordinária às reais atribuições do Fórum, e que esta demanda será colocada na pauta da próxima reunião ordinária cabendo à Plenária não aprová-la se for o caso.

Sr. Cícero Figueiró da OADS, autor da proposta de convocação de reunião extraordinária sobre o Porto do Barreto, lamenta o indeferimento e diz não concordar com ele, solicitando a cópia do processo.

Sr. Paulo Sérgio de Barcelos, da Secretaria Municipal de Ambiente comenta que o Fórum como qualquer outro, pode e deve se posicionar, e que uma das atribuições da Agenda é representar os interesses da comunidade. Relata que se perde na questão das contrapartidas e compensações do Porto, que a Agenda poderia se engajar nestas definições. Diz ainda que a Agenda 21 foi criada por Lei e que as mudanças tem que começar por ela, que não há necessidade do Estatuto. Comenta que entre os anos de 2010 e 2011 houve uma discussão através de um Grupo de Trabalho para revisão do Estatuto e o Regimento Interno que deve ser resgatado.

O Coordenador Fernando Marcelo sugere que haja um aprofundamento da discussão sobre as reais atribuições do Fórum, comentando haver muita pressão para o envolvimento do Fórum em questões cotidianas da cidade como os processos de fiscalização, licenciamento, etc, tirando o Fórum dos trilhos de suas reais atribuições. Comentou também o envolvimento da secretaria executiva na inauguração da RPPN Mario e Alba Corral, dizendo que também não era uma atribuição da Agenda 21, que isso seria competência da Sema, mas que foi feito em homenagem à Dona Alba que tinha este sonho ainda por realizar.

Diante destas colocações é sugerido a inclusão na pauta da reunião ordinária, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para revisão do Estatuto e do Regimento Interno do Fórum à luz da lei que criou o Fórum.
Paulo Sérgio sugere, também, a criação de um GT para a Revisão do Plano Diretor reunindo todos os membros que compõem as comissões da referida revisão.
O Coordenador Fernando Marcelo sugere que também na próxima reunião ordinária vote a extinção do GT Ouvidoria, que nunca se reuniu de fato, levando em conta ainda que as denúncias que tem chegado à Agenda 21, estão sendo encaminhadas por ofício e através de protocolo à Ouvidoria Geral do Município que encaminha as denúncias aos setores competentes e monitora as respostas,

O Sr. Alessandro da Silva, representante do Centro de Promoção Criança do Amanhã, diz que o melhor seria investir mais em comunicação para convocar os componentes do GT. Fernando informa ter feito todas as convocações aos componentes do GT sem que eles comparecessem, reafirmando a solução que foi dada através da Ouvidoria Geral.

O visitante Dr. Alberto Costa, do Tribunal de Justiça, comenta que a Drª Lilian que fez o parecer sobre a solicitação de convocação de reunião extraordinária para apreciação do projeto do Porto do Barreto,  baseou sua proposição de indeferimento no prazo e nos termos usados no email que solicitou a convocação emergencial.

Sr. Fernando Marcelo, diz que a Agenda 21 deve manter a forma sistêmica de planejamento, evitando seu envolvimento direto com processos específicos como empreendimentos em licenciamento, mantendo seu foco nos processos de planejamento evitando sobreposições de funções e desvio de sua principal atribuição que é a proposição de políticas públicas ao governo municipal dentro do princípio da abordagem sistêmica. Disse que, do contrário, o Fórum perde sua característica principal, motivo de sua criação.

O Sr. Alessandro pede para constar em Relatório, a proposta de mudanças em relação à Presidência e Vice-Presidência do Fórum Permanente, que não seja mais do Poder Público.

Por sua vez, o Sr. Cícero comenta que está havendo um movimento para que as presidências de fóruns participativos possam ser ocupadas por representantes da sociedade civil organizada.

O Sr. Fernando Marcelo diz que no caso da Agenda 21 é precisão uma reflexão maior, pois uma de suas vantagens é estar dentro de uma estrutura de governo ligada ao planejamento, o que facilita o encaminhamento e aprovação de proposições de políticas públicas ao governo municipal.

Sr. Fernando Marcelo comenta que está sentindo a ausência dos membros e solicita a Alessandra Bitencourt, um levantamento de Participação para possíveis proposições de substituição de representações dentro do Fórum, principalmente levando em conta a renovação no movimento social a exemplo das eleições para a Associação de Moradores da Nova Holanda, com várias chapas e grande participação eleitoral dos moradores do bairro conforme descrito pelos Srs. Cícero da OADs e o Sr. Alberto do Tribunal de Justiça, participantes e testemunhas deste processo. O Sr. Alessandro complementa dizendo que é o momento de oxigenar a Agenda 21.

- Informes gerais.

Sr. Jorge Barcelos (Tio Jorge) da Colônia de Pescadores, lembra de um poema que fez para D. Alba e que se perdeu. Diz que gostaria de resgatá-lo para gravar em CD. O Sr. Fernando Marcelo comenta que poderia ir também para o documentário de D. Alba que está sendo produzido, e vai verificar se ficou algum registro na Agenda 21.
Sr. Jorge Barcelos solicita ainda, aos representantes presentes da Sema, uma intervenção com o atual Secretário de Ambiente, Sr. Gerson  Lucas Martins para passar o trabalho que realiza na Lagoa de Imboassica.

Sr. Fernando Marcelo, lembra que passamos a enviar mensalmente os Informes a todos os membros e informa que finalmente teremos o Folder pronto e que logo enviaremos o processo para o Site, que assim desafoga o Blog da Agenda 21 e que dentro do site terá espaço para disponibilização da legislação do Fórum, Atas, relatórios e um sistema de Fórum para que as discussões também possam acontecer através desta ferramenta, fazendo uso da tecnologia para fomentar o processo participativo.

Pendências

- À pedido enviar o processo escaneado para Sr. Cícero por e-mail;
- Verificar com Márcia, se guardou o Poema de “Tio Jorge” para D. Alba;
- A pedido de “Tio Jorge” aos representantes presentes da Sema, uma intervenção com o atual Secretário de Ambiente;
- Levantamento da participação dos membros.
- Levantamento do histórico da legislação da Agenda 21 para fomentar o GT de revisão do Estatuto e Regimento e dos trabalhos de revisão iniciados em 2010/2011, e interrompido


Data da próxima reunião – 1ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente da Agenda 21

Data:   22/07/2014                     Horário: 17:00h                 Local: Auditório do Cealo (Ed. Ouro Negro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário