Fórum Permanente
Relatório
da 6ª Reunião de Planejamento de 2014
Data: 05/08/2014
Horário: 17:00h
Local: Auditóro Cealo (Edificio Ouro Negro)
Presentes:
·
Sr. Fernando Marcelo Manhães Tavares - Coordenador
da Agenda 21 Macaé;
·
Srª Alessandra Bitencourt - Assessora da Agenda 21
Macaé;
·
Sr Henrique Emery – Assessor da Agenda 21 Macaé;
·
Srª Jane da Ribeiro da Costa – Teia de
Sustentabilidade;
·
Sr. Jorge Barcelos (“Tio Jorge”) – Colônia de
Pescadores;
·
Sr. Cícero Figueiró – OADS;
·
Sr. Paulo Sérgio Barcellos de Carvalho - Secretaria
Municipal de Ambiente;
·
Sr. Paulo Moraes Barbosa – Instituto Vida
Sustentável;
·
Sr. Dirant M. Ferraz – Associação de Moradores da
Granja dos Cavaleiros;
·
Srª Bernadete R. Vasconcelos – Instituto Visão
Social;
·
Sr. Demerval Porto Maciel – RT LEA
Visitantes:
·
Sr. Sebastião
Pauta:
- Organização do Grupo de Trabalho da Revisão do
Plano Diretor com a participação dos membros das diversas comissões temáticas
com representação da Agenda 21
- Distribuição das propostas elencadas nas
“Oficinas para a Sustentabilidade”
Discussões
- Organização do Grupo de Trabalho da Revisão do
Plano Diretor com a participação dos membros das diversas comissões temáticas
com representação da Agenda 21
O Coordenador da Agenda 21, Sr Fernando Marcelo,
inicia a reunião com a apresentação das Comissões temáticas, sendo aprovado com
alteração do titular, antes Sr. Marcelo Puertas para o Sr. Paulo Moraes
Barbosa, do Instituto Vida Sustentável, no Grupo de Trabalho da Câmara Temática
de Políticas Sociais e Culturais e destacou a presença dos representantes de
todas as Comissões aprovadas. Continuando, o Sr. Fernando apresenta a planilha
de monitoramento do Plano Diretor (anexo) elaborado pela equipe da Secretaria
Executiva destacando o controle das implementações das deliberações e
resoluções de fóruns participativos, fazendo o cruzamento com o orçamento
municipal e possibilitando a gestão orçamentária por temas. Comentou, ainda,
que apenas cinco conselhos entregaram as deliberações das conferências
temáticas respectivas. O Sr. Paulo Sérgio comenta que sentiu falta das
deliberações da Conferência da Cidade, Educação e Meio Ambiente, ficando então
destacada a necessidade de um novo levantamento junto à Coordenadoria do Plano
Diretor.
*Anexo os grupos de trabalho e planilha de controle
de deliberações
- Distribuição das propostas elencadas nas
“Oficinas para a Sustentabilidade”
Sr. Fernando explicou a estratégia de distribuir
as propostas aprovadas nas “Oficinas para a sustentabilidade” entre todos os
representantes da Agenda nas comissões temáticas de revisão do Plano
Diretor, devendo cada um destacar aquelas afetas ao
tema da própria comissão, que deverão ser defendidas nos trabalhos das
Comissões quando se iniciarem.Lembrou que as propostas aprovadas foram enviadas a
todos além de disponibilizada no blog da Agenda, para avaliação, complementação
e inserção de novas propostas. O Sr. Paulo Sérgio, que anteriormente criticara
o baixo número de propostas para a mobilidade, ficou de incluir novas
propostas, enviando-as à Secretaria Executiva.Fernando explicou, ainda, que o Grupo de Trabalho
do Plano Diretor, aprovado na última reunião ordinária, reunirá periodicamente
estas representações nas comissões de revisão para nivelamento de informações e
definições de estratégias de atuação. Igualmente será exercido o controle para
que nenhuma proposta fique de fora da pauta dos trabalhos das comissões Sr. Henrique Emery, Assessor da Agenda 21 Macaé
sugere, que todos enviem as novas propostas junto com as propostas já
aprovadas. Sr Fernando lembra as pessoas que não entraram com suas propostas,
para aproveitarem esse momento, disse que a idéia é que cada Grupo separe suas
propostas, fazendo uma nova reunião, e vê o que sobrou. Comenta que essas
reuniões serão realizadas periodicamente, antecipando as reuniões do Plano
Diretor previsto para o mês de Setembro de 2014.
- Evento sobre licenciamento ambiental
Foi, ainda, comentado sobre a necessidade de
organizar o mais rápido possível o GT que definirá e organizará o evento sobre
licenciamento ambiental aprovado na última reunião ordinária para que possam
ser tomadas as ações administrativas correspondentes. Os participantes
voluntários são: Cícero da Oads, Bernadete do Instituto Visão Social e Rafaela
da Secretaria de Ambiente. O GT deverá definir o tipo de evento, data e
programação.
- Informes gerais.
Sr. Sebastião informa que haverá reunião do
Conselho da Saúde no dia 07/08/14 às 9h00min, realizada mensalmente e aproveita
para entregar cópia do documento, que faz parte do Projeto da Masterplan para o
Porto do Barreto, comentando que sua maior preocupação é com o material que
será dragado.
Sr. Paulo Sérgio informa também, que haverá reunião
extraordinária amanhã, 06/08/14 às 15h30min, do Conselho da Pessoa com
deficiência e reunião ordinária do Commads às 14h00min, no Paço Municipal.
Srª Bernadete entrega um documento ao Sr. Fernando
referente.ao estudo ambiental do Porto do Barreto.
Data da próxima reunião –7ª Reunião de Planejamento
de 2014
PLANILHA DE
MONITORAMENTO DO PLANO DIRETOR
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Deliberações
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Ações previstas no
PD
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Realizado
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Se não
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Se sim
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e
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Prazo S/N
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Data
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sim
|
não
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Andando
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previsto no
orçamento
|
Relacione os
programas e origens
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Resoluções
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sim
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não
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Indicações da Agenda 21 para as Comissões Temáticas da Revisão do Plano
Diretor
Desenvolvimento Econômico
Titular: Maciel
(RT Léa)
Suplente: Cícero
Figueiró (OADs)
Extras: Jorge
Barcelos (Colônia de Pescadores)
Meio Ambiente
Titular:
Bernadete Vasconcelos (Instituto Visão Sócioambiental)
Suplente:
Dominique (Casa do Caminho)
Políticas sociais e Culturais
Titular: Paulo
Moraes Barbosa (Instituto Vida Sustentável)
Suplente: Paulo
Sérgio (SEMA)
Mobilidade Urbana
Titular: Paulo
Sérgio (SEMA)
Suplente: Dirant
(Associação Granja dos Cavaleiros)
Gestão Democrática e Controle do Plano Diretor
Coordenação
Titular: Fernando Marcelo Manhães Tavares (Agenda 21)
Coordenação
Suplente: Henrique Emery (Agenda 21)
Extra: Romulo
Campos (Coordenação do Plano Diretor)
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